quinta-feira, 4 de julho de 2013

Quinteiro propõe Semana do Check-up Juvenil


O deputado estadual Wilson Quinteiro protocolou na sessão plenária desta quarta-feira (03) o projeto de lei que propõe a criação da “Semana do Check-up Juvenil”, que objetiva a realização de exames preventivos com o intuito de detectar distúrbios como o colesterol alto, diabetes, problemas de coração e hipertensão em jovens com idade entre 10 a 18 anos.

Segundo a proposição, quando houver observação de problemas de saúde, o médico deverá fazer encaminhamento aos órgãos competentes de atendimento à saúde pública, bem como a imediata comunicação aos pais ou responsáveis.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão está presente em até 8% dos jovens, o colesterol atinge cerca de 35% e o tabagismo 34%, das crianças em dez capitais brasileiras. Enquanto isso, 10% das pessoas até 15 anos são obesas, sendo a maioria na região sudeste do país.


Para o deputado Quinteiro, esta medida preventiva trará benefícios para a saúde pública do Estado do Paraná, “exames de prevenção, são uma maneira de evitar problemas futuros na nossa população e também representam uma medida de economia para o estado, tendo em vista que é mais fácil e barato prevenir doenças do que tratá-las”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário