sábado, 26 de novembro de 2011

UEM inagura revitalização do Núcleo de Pesquisa Agrícola - Quinteiro acompanha o reitor da UEM Julio Prates Filho e professores da Instituição


O reitor Júlio Santiago Prates Filho inaugurou, nesta sexta-feira (25), a revitalização do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (Nupagri), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), feita pela Prefeitura do Câmpus. O coordenador do Núcleo, professor Pedro Soares Vidigal Filho, destacou, em sua fala, a história do Nupagri, fundado em 1994, que, segundo ele, serve, desde então, de esteio a programas de pós-graduação da Universidade.
As pesquisas desenvolvidas no local, segundo o professor, auxiliaram na construção de cursos de excelência, na área de ciências agrárias, fato comprovado pelo recente conceito cinco concedido pelo Ministério da Educação (MEC) à graduação em Agronomia, da UEM, considerado um dos 10 melhores do Brasil. Prates Filho concordou que os objetivos do Nupagri coadunam com um dos princípios da UEM, que é o aumento da excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão. Como objetivos primordiais, o Núcleo busca formar recursos humanos capacitados e melhorar a condição socioeconômica de quem trabalha no agronegócio.
O assessor de Planejamento do Ensino Superior da Seti, Décio Sperandio, lembrou ter acompanhado a evolução do programa que se tornou o Nupagri, desde seu primeiro mandato como reitor, na década de 1990. Ele parabenizou a todos os professores do curso, especialmente Pedro Vidigal e a professora Maria Celeste Gonçalves Vidigal, considerados por Sperandio como pessoas idealistas.
O secretário Wilson Quinteiro recordou a época em que era estudante da UEM e líder estudantil. Para ele, o Nupagri tem potencial para impulsionar a internacionalização da Universidade, por meio do intercâmbio com outras instituições de ensino superior estrangeiras. O chefe do Departamento de Agronomia, Humberto Silva Santos,  falou do caráter empreendedor que o curso possui. Segundo ele, os conceitos obtidos no Enade e no CPC confirmaram o trabalho de excelência que o curso desenvolve. Dirigindo-se ao reitor, Silva Santos disse que se a UEM investir na agronomia com certeza haverá retorno.
As obras do Núcleo foram desenvolvidas pela PCU. Incluem reforma do piso, pintura das paredes e instalação de data-show. 
fonte: site UEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário