segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Paraná em Ação supera expectativas de atendimento em Maringá





Perto de 14 mil pessoas passaram pelos estandes do Paraná em Ação realizado no último fim de semana (4 à 6 de novembro), na Praça Renato Celidônio, no centro de Maringá. O evento encerrou suas atividades com mais de 42 mil atendimentos dobrando o número do evento realizado no município em 2009, quando foram realizados cerca de 20 mil atendimentos.
Durante os três dias, a população de Maringá e região Norte usufruiu mais de 50 serviços totalmente gratuitos que proporcionaram acesso à cidadania, saúde e inclusão social. “Esses números comprovam a importância do Paraná em Ação no resgate da cidadania e na inclusão social dos paranaenses”, avaliou o secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro.
 

Num dos estandes mais movimentados, equipes da Serc e da Ação Social da prefeitura de Maringá, em parceria com instituições estaduais como o Instituto de Identificação do Paraná, formalizaram 879 processos para emissão de carteira de identidade sem custo. O documento será entregue em no máximo 40 dias, pelo correio. Também foram protocolados 748 pedidos de emissão de CPF e 333 pedidos de emissão de carteira de trabalho.
“Esse número expressivo de atendimento só foi possível graças á parceria com órgãos dos governos do Estado, do município e Federal e o trabalho voluntário dos servidores públicos e da iniciativa privada, que abriram mão de seu fim de semana para atender a comunidade de Maringá”, afirmou o coordenador geral do evento, Edson Luiz Arantes.



Serviços de saúde - O Paraná em ação também reuniu profissionais que orientaram os visitantes sobre os cuidados com a saúde e o bem estar. O número de atendimentos dos serviços de saúde foi bastante expressivo. Entre exames preventivos de urina, acuidade visual, pressão arterial, glicemia, sinais vitais e avaliação física, foram contabilizados 9.634 mil atendimentos.As terapias alternativas, como Reiki, Acupuntura Auricular e reflexologia também foram bem recebidas pela população, totalizando 600 atendimentos nos três dias do evento.
Segurança Pública – O Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Crime (NUCRIA) orientou 2.463 crianças e adolescentes, por meio da distribuição de folders educativos e preventivos. “Muitos pais também ouviram as orientações”, disse a delegada Eunice Bonome.


Outro estande que chamou a atenção das crianças foi o do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (SICRIDE). A delegada Ana Claudia Machado explicou que as orientações são repassadas por meio de um jogo de dados. “Através do jogo orientamos as crianças a não falar e não receber doces ou presentes de estranhos” disse a delegada. Em torno de 1.468 crianças de Maringá e região aprenderam enquanto se divertiam.



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