terça-feira, 15 de março de 2011

UEM assina convênio com a Serc - Informativo UEM – Nº 945 – 2 a 8/3/2011

A UEM e a Secretaria de Estado das Relações com a Comunidade (Serc) formalizaram, na sexta-feira (25), um Termo de Cooperação Mútua Amplo para o desenvolvimento de projetos e programas voltados para a comunidade. O documento foi assinado pelo reitor, Júlio Santiago Prates Filho, pela vice-reitora, Neusa Altoé, pelo secretário da Serc, Wilson Quinteiro, pelo prefeito de Maringá, Silvio Barros, e pelo chefe de Gabinete da Serc e coordenador geral do Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho.
O termo de cooperação vai possibilitar uma extensão física da Serc no câmpus da Universidade, aproveitando o conhecimento de professores e alunos na elaboração de projetos nas mais diversas áreas. A parceria prevê ainda a contribuição da UEM nos eventos do Paraná em Ação, que oferece a confecção de carteiras de identidade, CPFs, carteira de trabalho e títulos de eleitor, atendimentos na área de saúde com diversos exames, orientações e noções de prevenção, atendimento na área jurídica, entre outros serviços.
O tom geral das palavras das autoridades foi a boa relação do governo estadual com a UEM e com Maringá. O reitor disse que a “Universidade se sente fazendo parte do governo do Estado, estando disponível para elaborar e executar políticas estratégicas do governo, com o objetivo de levar mais desenvolvimento a todas as regiões do PR”.
O chefe de Gabinete da Serc lembrou que “não existe desenvolvimento sem inclusão social e a Universidade tem todas as condições de nos ajudar. Ficamos muito satisfeitos que o Paraná em Ação em Maringá tenha acontecido na UEM, porque a Universidade é um lugar do povo”.
O prefeito Silvio Barros declarou que esse tipo de convênio poderá ser modelo para o Paraná inteiro e, por isso, Maringá e a Universidade têm uma responsabilidade muito grande em fazer dar certo. E concluiu dizendo que a Serc tem 100% de apoio da prefeitura para continuar o Paraná em Ação na Universidade.
O secretário Wilson Quinteiro confidenciou aos presentes que a primeira pessoa com quem “compartilhou esse sonho” [do convênio] foi o professor Julio. “Sempre me perguntei por que o governo não utilizava todo o potencial da Universidade. Nós vamos buscar o grau de excelência destas instituições para desenvolver projetos de cunho social”, acrescentou, lembrando que assinou convênio semelhante com a UEPG e outros serão assinados com outras instituições estaduais.
Quinteiro ainda disse que a Serc vem ampliando a procura de parceiros e, para isso, visitou diferentes embaixadas em Brasília tendo boa receptividade e manifestação de interesse de vários países em investir recursos em projetos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário