quarta-feira, 30 de março de 2011

Redes de Desenvolvimento Local poderão ser implantadas nas Comunidades Tradicionais do Paraná

Planejar ações comunitárias sustentáveis em várias localidades e colocar em prática o que for definido pelos próprios moradores é a proposta do projeto das Redes de Desenvolvimento Local, apresentada ontem (30) na Secretaria Especial de Relações com a Comunidade por Soraia Melchioretto articuladora da Rede de Participação Política, do Sistema Fiep. Ela foi recebida pela assessora para Assuntos Indígenas da Serc, Andréa Gouveia que conheceu todas as etapas de instalação, articulação da rede, pesquisa e elaboração do projeto.

Após conhecer o projeto, Andréa se propôs a divulgar o projeto nas Comunidades Tradicionais do Paraná e, dependendo da aceitação, fomentar a instalação dessas redes nas comunidades.“A metodologia das Redes de Desenvolvimento Local têm muita semelhança com a realidade sociocultural dos povos tradicionais, porém ela só será implantada diante da solicitação das comunidades”, disse Andréa.

As Redes de Desenvolvimento Local são pessoas conectadas e que interagem entre si em busca do desenvolvimento da localidade em que vivem. A construção das redes acontece quando as pessoas se articulam para elaboração de um plano de ação e passam a interagir, a cooperar, a pensar e a atuar coletivamente para melhorar o lugar onde moram.

Soraia explicou que apesar de serem induzidas pelo Sistema Fiep/Sesi, as redes não são propriedades de ninguém. “Elas se constituem um bem público dos que moram e trabalham em cada localidade que resolver articulá-las”, disse. Para viabilizar essa iniciativa o Sistema Fiep oferece recursos logísticos e humanos para implantar esse programa, inclusive um Agente de Desenvolvimento capacitado para servir como articulador e animador da Rede de Desenvolvimento local.

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário