quinta-feira, 3 de março de 2011

Secretário de Relações com a comunidade reúne-se com representantes indígenas do Paraná

Respeitando a diversidade sociocultural dos povos indígenas e dando ouvidos às pautas de reivindicações, o secretário Wilson Quinteiro, da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, reuniu-se hoje (3), com os representantes dos Conselhos Regionais dos indígenas do Paraná. O encontro teve como objetivo discutir a realização de um Seminário onde as lideranças indígenas possam levar as demandas de suas comunidades para as institucionais federais e estaduais.
As lideranças indígenas querem ser consultadas na formulação de políticas públicas do Estado. Eles pedem que as estratégias de atuação, a elaboração e a viabilização dos projetos e demais ações devem partir do diagnóstico da situação de cada aldeia, sempre respeitando os aspectos culturais de cada povo e a realidade de cada região.
O secretário Wilson Quinteiro salientou que a execução de todos as ações terão a anuência da comunidade indígena. “A Serc está atenta à todas as necessidades fundamentais desses povos, como habitação, saúde, educação, agricultura, meio ambiente e divulgação da cultura. Por isso, vamos promover a articulação com os outros órgão do governo do Estado, governo federal, com o judiciário e iniciativa privada para uma atuação mais eficaz”, disse o secretário.
Participaram da reunião o coordenador político da Arpinsul, Romancil Cretã, o presidente do Conselho Indígena do Paraná, Eloy Jacintho e a representante do Conselho Indígena Regional de Guarapuava, Fátima Lucas.
A data e o local do seminário será definido após reunião de todos os integrantes do Conselho Estadual do Indígenas e Arpinsul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário