terça-feira, 22 de março de 2011

Secretaria de Relações com a Comunidade prepara mutirão da cidadania no Litoral

A Secretaria de Relações com a Comunidade reuniu os parceiros do programa Paraná em Ação para viabilizar o resgate da documentação e o cadastro para cancelamento de faturas de água e luz da população atingida pelas chuvas no Litoral do Estado. A reunião aconteceu na tarde de hoje (18), no gabinete do diretor geral do Instituto de Identificação do Paraná e vai somar esforços e complementar o trabalho desenvolvido e coordenado pela Defesa Civil, Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e Provopar.


Segundo levantamento da Defesa Civil do Paraná, cerca de 15 mil paranaenses foram atingidos pelas chuvas no Litoral. “Por isso estamos nos unindo à atuação de outros órgãos do governo, concentrando esforços na atuação da Secretaria de Segurança, através do Instituto de Identificação e do Irpen, que faz o Registro Civil, para resgatar a documentação que foi perdida”, explicou Marcírio Machado Sobrinho, coordenador do programa Paraná em Ação. O Instituto de Identificação e o Instituto de Pessoas Naturais (Irpen) são parceiros importantes e antigos do programa Paraná em Ação.

O diretor geral do Instituto de Identificação do Paraná, Nilton Tadeu Rocha garantiu a agilidade do Instituto na emissão dos documentos e determinou que a segunda via das Carteiras de Identidade emitidas à partir de 1994 poderão ser dispensados da apresentação da Certidão de Nascimento ou Casamento.“ À partir de 1994 já temos as informações microfilmadas e assim poderemos atender o mais rápido possível”, disse o diretor geral.


Os cadastros anteriores a 1994 necessitam da apresentação da certidão de casamento ou de nascimento. As segundas vias serão solicitadas pelas Assistentes Sociais das prefeituras, que encaminharão ao Instituto de Pessoas Naturais (Irpen) para a emissão das certidões. “A população já pode se adiantar e se cadastrar nas prefeituras para agilizar os trâmites”, explicou Ricardo Augusto de Leão, presidente do Irpen.


Além do trabalho de atendimento já desenvolvido, a Copel e a Sanepar vão realizar um levantamento e cadastramento das residências destruídas e danificadas pelas chuvas para o cancelamento da emissão das faturas correspondentes.

Uma equipe da Serc estará amanhã (19) no litoral e, junto com a Defesa Civil irão percorrer as áreas afetadas para definir os locais para o atendimento da população. A previsão de início do atendimento é até o final da semana que vem.

Postado por: Assessoria

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