segunda-feira, 28 de março de 2011

Municípios terão ajuda de universidades para elaborar projetos e captar recursos

A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade (Serc) e a UEL formalizaram nesta sexta-feira (25) termo de cooperação para aproveitamento de professores e técnicos administrativos no desenvolvimento de projetos que possam trazer recursos financeiros para os municípios.

A UEL foi a terceira instituição a fazer a parceria, depois das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e de Maringá (UEM). Em 7 de abril, será assinado convênio com a Unicentro, de Guarapuava, e no dia seguinte com a Unioeste, de Cascavel.

O secretário Wilson Quinteiro explicou que muitos recursos externos, inclusive internacionais, não chegam às comunidades por falta de projetos concretos. “Buscamos na competência de professores e servidores a possibilidade de elaboração dos projetos”, afirmou. Ele explicou, por exemplo, que a Alemanha está aberta a propostas de projetos de conservação da biodiversidade, e a Espanha está interessada em programas de divulgação da língua espanhola.

“As universidades detêm o conhecimento. É um novo modelo de gestão aproveitando professores e técnicos; uma integração das políticas públicas do estado com a comunidade”, resumiu o secretário.

Na UEL, o convênio deverá ser acompanhado diretamente pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Segundo a reitora Nadina Aparecida Moreno, a universidade já presta serviços para o Hospital Universitário, Hospital Veterinário, Clínica Odontológica e Escritório de Aplicação (que funciona de forma semelhante à uma defensoria pública). Há ainda os projetos de extensão, que são direcionados à comunidade mais carente, e programas feitos em parceria com a própria secretaria, como o “Paraná em Ação”.

“A partir de agora vamos ampliar este alcance”, afirmou a reitora. Ela ressaltou que os projetos e o atendimento não precisam ficar restritos à região de Londrina, podendo ser ampliados para outras áreas. “Os prefeitos têm de dizer o que necessitam para que possamos fazer um planejamento”, afirmou a reitora.

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário