domingo, 28 de agosto de 2011

Paraná em Ação fez 34 mil atendimentos à população de Sarandi e região



A primeira edição de 2011 do programa Paraná em Ação, encerrada neste domingo em Sarandi, região Noroeste do Estado, realizou mais de 34 mil atendimentos. Conforme dados da coordenação do evento, foram confeccionados 1.232 mil documentos, entre carteiras de identidade, de trabalho e CPFs. Na área da saúde foram feitos 8.477 atendimentos, com diversos tipos de exames, e mais de 1,5 mil orientações e noções de prevenção. Na área jurídica foram aproximadamente 10 mil atendimentos com o projeto Justiça nos Bairros, e na orientação e resolução de casos como registro de nascimento tardio, divórcios, reconhecimento de paternidade e maternidade, serviços previdenciários e aposentadorias, entre outros.

“O evento superou nossas expectativas”, disse o secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro. Ele contabilizou a presença de 22 caravanas, dos municípios de Ângulo, Doutor Camargo, Flórida, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Jandaia do Sul, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Ourizona, Paiçandu, Sarandi, São João do Ivaí, Santa Fé e dos distritos de Cambuí, Iguatemi, Aquidaban, Água Boa e Floriano.

“Foram atendidas mais de 1.200 pessoas dessas caravanas, muitas delas provenientes de localidades distantes de Sarandi. Essa é uma demonstração da forma séria como o Governo do Paraná está tratando este programa de inclusão social”, destacou Quinteiro.

CRIANÇAS - O Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Crime (NUCRIA) orientou mais de 1.200 crianças e adolescentes, por meio da distribuição de folders educativos e preventivos. “Muitos pais também ouviram as orientações”, disse a delegada Eunice Bonome.

Outro estande que chamou a atenção das crianças foi o do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (SICRIDE). A delegada Ana Claudia Machado explicou que as orientações são repassadas por meio de um gibi e de uma oficina. “Tiramos a foto da criança, que depois de pintar e enfeitar o porta- retrato com as figuras da Turminha da Segurança já impressas, cola sua foto e passa a fazer parte da Turminha”. Em torno de 1.150 crianças de Sarandi e região se divertiram pintando o porta-retrato.

Os recreacionistas do Sesc de Maringá atenderam, durante os três dias do programa, mais de 2.500 crianças que brincaram nas camas elásticas e no tobogã instalados no jardim do ginásio de esportes. No estande da Copel, crianças e adultos aprenderam cantando com a “Maria Luz” e com o “Energildo”, sobre os perigos da energia elétrica e as formas de prevenir acidentes. A Robótica sem Mistérios também atraiu a atenção das crianças. Só no brinquedo denominado “curto circuito”, 2.516 crianças disputaram espaço para brincar.

No encerramento, o secretário Wilson Quinteiro e o coordenador do programa Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes, agradeceram o trabalho e empenho de todos que dedicaram tempo e serviço em prol de uma comunidade carente da presença das instituições públicas e dos serviços básicos da cidadania. Quinteiro destacou as parcerias do programa. Segundo ele, a soma de esforços e competências fez o sucesso do Paraná em Ação em Sarandi. “As parcerias e o apoio que temos dos governos estadual, federal e municipais, do Poder Judiciário, Ministério Público, cartórios de registro civil, Sistema Fecomércio através do Sesc/Senac, federações, Exército, universidades públicas e privadas, empresas privadas e também dos voluntários, nos ajudaram com equipes competentes e uma grande diversidade de ações”, concluiu o secretário”.

Postado por: Assessoria

Um comentário:

  1. estamos precisando de um prefeito em paiçandu....
    por favor nos ajude.....

    ResponderExcluir