domingo, 28 de agosto de 2011

Projeto de inclusão digital é destaque no Paraná em Ação

O projeto de inclusão digital “Com você nas redes sociais”, desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), é uma das novidades desta primeira edição de 2011 do programa Paraná em Ação, que acontece neste fim de semana em Sarandi, região Noroeste do Estado. Três monitoras auxiliam o público a navegar gratuitamente neste universo e, principalmente, a criar suas próprias redes de relacionamento, através de 10 computadores instalados no estande da empresa.

O secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, destaca a importância dessas parcerias para o sucesso do evento. A Celepar, segundo ele, desempenha um papel fundamental, já que provê a infraestrutura básica de informática para que o Paraná em Ação possa prestar atendimento ao cidadão.

Os frequentadores do estande da Celepar, a maioria adolescentes sem computador em casa, procuram extrair o máximo possível de informações durante o período em que estão recebendo orientações da equipe técnica. Além disso, eles recebem uma cartilha com um ”mascote” apresentando a empresa e dicas de informática, através de jogos e brincadeiras.

“Bacana. Valeu a pena estar aqui”, disse Alefem Mateus Tomacheski, 11 anos, empolgado com a chance de navegar pela internet, o que não pode fazer em casa. Outro exemplo é o de Vitor Torugo, 10 anos, que também achou ”bacana” esta interação com o computador. Ele veio acompanhado pela mãe, Lucilena Bandera, que elogiou o programa.

Mas a participação da Celepar no Paraná em Ação vai muito além do projeto de inclusão digital e do atendimento direto ao cidadão. Uma equipe de técnicos de Curitiba e dos núcleos regionais da Celepar de Maringá e de Umuarama trabalha cerca de 10 horas por dia, desde o início da semana, para que o evento funcione normalmente. A empresa responde pela infraestrutura que permite o funcionamento de 60 computadores instalados nos estandes dos vários parceiros do evento.

Além da montagem e configuração de todas estas máquinas, a Celepar tem por missão, até domingo (29), prestar suporte técnico à logística de informática. Outra atribuição da empresa é permitir o acesso à internet sem fio no Paraná em Ação.



Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário