quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Secretário Quinteiro promove audiência pública com indígenas em Guaíra


          A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade e o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção das Comunidades Indígenas (CAOP Indígena), do Ministério Público Estadual, promoveram nesta quinta-feira, 11, uma Audiência Pública para ouvir e conhecer as necessidades das comunidades indígenas localizadas nos municípios de Guaíra, Diamante D’Oeste, Terra Roxa e Santa Helena.
         A audiência aconteceu no Centro Administrativo Municipal de Guaíra,  onde foram apresentadas as reivindicações  de  representantes das 10 aldeias das terras indígenas localizadas nos 4 municípios. A abertura contou com a presença de 15 caciques, de representantes da Itaipu Binacional, do Ministério da Saúde, da Copel e de autoridades locais.
         Para o secretário  Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, é a soma das forças e vontades que vão resultar num bom trabalho. “Por isso, estamos promovendo um levantamento para podermos emitir  documentos, como certidão de nascimento, carteira de identidade, de trabalho e CPF, através do programa Paraná em Ação, que atende a comunidade paranaense com serviços de cidadania, empreendedorismo, saúde  e de lazer”, disse Quinteiro. O secretário salientou, ainda, o apoio do governador Beto Richa na resolução das questões dos indígenas paranaenses.
         O coordenador da CAOPP Indígena, procurador  de Justiça Luiz Eduardo Canto Bueno lembrou que o Ministério Público vem intermediando ações junto aos órgãos federais, estaduais e municipais para preservação dos direitos dos indígenas. “As políticas públicas dos governos têm que contemplar os povos indígenas. Isso é de direito deles” afirmou o procurador.
         O líder indígena, Adriano Tupã, da aldeia Itaporã de Diamante D’Oeste, pede que o governo olhe pelas famílias indígenas e atenda os pedidos de cidadania e igualdade. “Queremos apoio e recursos para a comunidade, como maior atendimento à saúde e educação e a legalização de terras Quando o índio tem terra tem tudo” falou Adriano. A líder indígena Paulina Martinez, da aldeia Tekoha-y-Hovy, do município de Rio Azul fez o mesmo pedido. “O que queremos é a demarcação das terras e acredito que essa audiência será um grande passo para essa finalidade”, disse Paulina.
         O coordenador da Funai da região Sul, Pedro Possamai falou da importância dessa audiência publica numa região de fronteira onde a concentração do índio é muito grande. “Vamos instalar aqui na região uma coordenação técnica da FUNAI para podermos atender melhor reivindicações e necessidades das comunidades indígenas” anunciou o coordenador. Segundo o chefe de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Paulo Camargo, o órgão já vem desenvolvendo um acompanhamento da saúde dos indígenas da região.
         Outro parceiro no atendimento à essas populações é a Itaipu Binacional que atualmente atende mais de 200 famílias indígenas de Diamante D’Oeste e região. “E é através de audiências públicas que poderemos ouvir e compartilhar das necessidades das comunidades indígenas”, disse o diretor e coordenador de Meio Ambiente da Itaipu binacional, Nelton Friedrich.
         Participaram ainda da audiência, o prefeito de Guaíra, Manoel Tubas, a juíza da Comarca, Maria Fernanda Pereira dos Santos, o presidente da Câmara Municipal, Almir Bueno, o representante da Copel, Wagner Roberto Slobel, entre outras autoridades locais.


Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário