terça-feira, 27 de agosto de 2013

Quinteiro propõe descarte ambientalmente correto de filmes de radiografia


O deputado estadual Wilson Quinteiro apresentou um projeto de lei na última quarta-feira (21), que obriga instituições públicas e privadas responsáveis pela realização de exames de radiografia e os profissionais de radiologia, orientarem pacientes sobre os riscos de dano ao meio ambiente decorrentes do descarte inadequado de filmes radiográficos usados na natureza, e também prevê a disposição em suas instalações de recipientes coletores de filmes radiográficos usados para fins de destinação ambientalmente adequada.
Estes filmes contêm em sua composição físico-química, plástico e prata, este último um metal considerado pesado e com elevado potencial de risco ambiental. Através deste projeto, o poder público estimulará a utilização de procedimentos menos invasivos na realização de exames de imagem para fins de diagnóstico de saúde e o uso de radiografias digitalizadas, quando couber.

“Lamentavelmente, muitas pessoas, descartam filmes de radiografia usados no meio ambiente, principalmente por meio de lixeiras domésticas, porque não sabem dos riscos que esse tipo de resíduo representa para a contaminação de solos e águas. São medidas simples, mas que certamente contribuirão significativamente para a saúde pública e a qualidade de solos e águas”, explicou o deputado Quinteiro.

Um comentário:

  1. Muito bem Quinteiro.

    Atendemos o Município de Maringá com a coleta de resíduos de Saúde e se precisar de ajuda para formatação de sua ideia nós da CTR Maringá / SERVIOESTE estamos a sua disposição.


    Um abraço...

    Francis Baylão
    Especialista em Planejamento Ambiental
    CTR MARINGÁ / SERVIOESTE

    ResponderExcluir