terça-feira, 27 de agosto de 2013

Assembleia faz sessão solene para marcar encerramento do Agosto Azul



A Assembleia Legislativa realizou sessão solene no fim da tarde desta segunda-feira (26) para marcar o encerramento da campanha “Agosto Azul”, dedicada à realização de ações preventivas à integralidade da saúde da população masculina. Uma iniciativa da deputada Cantora Mara Lima (PSDB), o evento serviu também para homenagear 19 personalidades de destaque no estado, como é o caso do pesquisador na área médica Marco Aurélio Raeder da Costa, do diretor-presidente do Hospital Evangélico de Curitiba, Jurandir Marcondes Ribas Filho, e do radialista de Ponta Grossa Rogério Bocchi Serman.

Este ano a campanha teve como tema central a prevenção da violência, destacando as principais causas de morte de homens na faixa etária dos 20 aos 59 anos. Dados recentes do Ministério da Saúde revelam que 90% das mortes por agressão em adultos atingem o sexo masculino, evidenciando que os homens estão morrendo cada vez mais por causas externas, sobretudo violência interpessoal. Os acidentes de trânsito também têm um papel preponderante na mortalidade precoce de homens, geralmente ligada à imprudência dos condutores ou à nefasta combinação de álcool e direção.

Prevenção – Conforme números da Secretaria de Estado da Saúde, estima-se que a cada dez pessoas que morrem em acidentes de trânsito do Paraná, oito são do sexo masculino. O quadro se torna ainda mais preocupante quando se leva em conta os casos de agressão: a cada dez mortes, nove são de homens. A campanha, oficializada por meio da Lei estadual nº 17.099, sancionada pelo governador Beto Richa (PSDB) em 28 de março de 2012, realizou inúmeras ações nos diversos pontos do estado ao longo do mês de agosto, contando com a participação de diversas entidades do poder público e da sociedade civil organizada.

Em diversos municípios ocorreram blitzes educativas, caminhadas, seminários, debates, oficinas e palestras em empresas. A exemplo do que ocorre com o Outubro Rosa, que trata da saúde feminina, vários prédios públicos foram iluminados por luzes azuis como forma de chamar a atenção do público masculino e da sociedade em geral para o tema.
Fonte:ALEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário