quarta-feira, 2 de maio de 2012

Richa sanciona piso com reajuste de 10,32% e aponta avanços ao trabalhador



O governador Beto Richa disse nesta terça-feira (1º/05), ao sancionar o reajuste de 10,32% para o salário mínimo regional do Paraná, que o novo piso representa um avanço na política de fortalecimento da renda do trabalhador e aquecimento da economia paranaense. Foi durante a 11ª edição do “Primeiro de Maio Solidário”, evento promovido pela Força Sindical do Paraná em comemoração ao Dia do Trabalho.

“Com o aumento real do salário mínimo, vamos ampliar o poder aquisitivo do assalariado, o consumo e aquecer a economia paranaense”, disse o governador. Ressaltou que os novos valores representam um aumento real de 5,1%, acrescido de 4,97% do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).

O novo piso foi fixado em quatro faixas salariais que variam de R$ 783,20 a R$ 904,20, com a previsão de atender 1,3 milhão de trabalhadores paranaenses. Segundo o governador, o índice só foi possível devido ao amplo diálogo mantido pelo governo estadual com trabalhadores e empresários.

Richa salientou que o índice de reajuste foi definido por critérios técnicos e está fundamentado em duas diretrizes: recomposição do poder de compra (defasado pela inflação) e aumento real com base no crescimento da economia paranaense.

O piso salarial paranaense é o maior do Brasil e serve principalmente para regulamentar o salário de categorias profissionais que não têm convenção nem acordo coletivo de trabalho. O governador disse ainda que a ampliação dos salários é fundamental para reduzir desigualdades sociais e uma das bases para um país mais justo.



Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário