quarta-feira, 2 de maio de 2012

Região Noroeste ganha escola para formação de policiais e bombeiros

Parte dos novos policiais militares que vão atuar na região Noroeste do Estado vai se preparar para atender a população na Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep II), em Maringá. A nova unidade, que integra a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), começa a receber os alunos até o próximo dia 21 de maio para o início das aulas.

Em maio, o Governo do Estado oficializa o ingresso de quase 2,5 mil soldados na Polícia Militar, aprovados em concurso. A nova unidade tem capacidade para formar 240 policiais e bombeiros militares. O prédio, onde funcionou uma escola estadual, foi preparado para formar soldados e tem salas de aula, auditório, alojamentos e salas para defesa pessoal e condicionamento físico, entre outras estruturas para garantir o treinamento dos novos policiais.

Acordo entre o poder público municipal e o Governo do Estado, feito recentemente, liberou cerca de R$ 2 milhões do Funrebom para que o município fizesse as obras da escola. “Trata-se de um braço da Academia do Guatupê que facilita a formação e o aperfeiçoamento de policiais em suas regiões de origem”, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk.

De acorco com Bondaruk, que visitou a Associação Comercial de Maringá, nesta quarta-feira (02/05), antes a formação feita no interior, se dava apenas nos batalhões da Polícia Militar. “Agora a situação será diferente”, destacou. Para o prefeito Silvio Barros, a escola de formação de policiais vai trazer mais segurança para a região.

Apesar de já estar em condições de receber os alunos neste mês, em junho, outras instalações serão concluídas na Esfaep II. O prédio deve ser inaugurado oficialmente no fim de julho, com estande de tiro, torre de treinamento para salvamento em altura e pista de combate a incêndios.

A Esfaep II foi criada por decreto em dezembro de 2010. A Secretaria de Estado da Educação cedeu à Secretaria de Segurança Pública as instalações da Escola Maria Balani Planas, que estava desativada. A unidade fica na Rua Professor Geampero Monacci, 438, Jardim Novo Horizonte.

Também participaram da explanação sobre a nova escola de formação de policiais e bombeiros o diretor de Ensino e Pesquisa da PM, coronel Nilson Carlos Rosa, o comandante regional coronel Paulo Sérgio Carstens, o comandante do 4.º Batalhão, tenente-coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha, e o comandante do 5.º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel, Claudio Luiz Zanlucas.

Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário