segunda-feira, 7 de maio de 2012

Richa quer fortalecer parceria com governo federal para combater gargalos


O governador Beto Richa afirmou nesta segunda-feira (07/05), em encontro com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, que o Paraná deseja fortalecer as parcerias com o governo federal para enfrentar os gargalos que prejudicam o desempenho do agronegócio estadual. “Queremos intensificar o diálogo com o Ministério da Agricultura, para que possamos corrigir e eliminar as dificuldades”, disse o governador.

De acordo o governador, há muitos desafios a serem superados na área de logística e infraestrutura para escoamento da produção, educação no campo, pesquisa agrícola e assistência técnica. “O produtor e as cooperativas querem produzir mais alimentos, mas esse anseio se choca com os gargalos que ainda enfrentamos”, disse.

O governador afirmou que quer trabalhar em conjunto com o governo federal para melhorar as condições de produção no campo. Ele ressaltou que 85% das propriedades rurais paranaenses têm menos de 50 hectares, que o Estado detém cerca de 20% da produção nacional de grãos e é o segundo maior exportador nacional do agronegócio. “Nossa estrutura fundiária é formada por pequenos agricultores, que precisam do apoio do poder público para prosperar”.

Por isso, segundo Richa, é fundamental o investimento na adequação de estradas para levar o produto para a agroindústria e o Porto de Paranaguá. Richa também citou outras medidas, como a garantia de moradia rural digna com saneamento rural, capacitação do produtor e preservação do meio ambiente, com técnicas de conservação de solos e recomposição florestal.

O governador afirmou ainda que é preciso direcionar mais recursos para pesquisa científica e inovação tecnológica para a área agrícola, como forma de ajudar a reverter as conseqüências econômicas da desindustrialização que afeta a economia brasileira.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, explicou que as dificuldades de logística subtraem a renda do agricultor. O Paraná perde 16% no transporte da produção, enquanto Estados Unidos e Argentina perdem de 5% a 6%.

De acordo com o secretário esses números justificam a necessidade de o governo federal investir em rodovias e ferrovias no Estado e na duplicação da capacidade de embarque de grãos no Porto de Paranaguá. Ele citou a necessidade de aumentar a oferta dos insumos agrícolas para baratear os preços aos produtores

O encontro com o ministro Mendes Ribeiro reuniu as principais lideranças do agronegócio paranaense. O encontro, realizado em Curitiba, foi solicitado pelo ministro para ouvir dos empresários e entidades do agronegócio quais as potencialidades e dificuldades que o setor enfrenta

O ministro Mendes Ribeiro estava acompanhado dos secretários de Política Agrícola, Caio Rocha, e executivo, José Carlos Vaz, encarregados de encaminhar as reivindicações do agronegócio paranaense. O encontro teve a participação do senador Sergio Souza e dos deputados federais André Zacharow, Osmar Serraglio e Alex Canziani.
Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário