quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Secretarias do estado trabalham pela concretização do Conselho Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais


A Secretaria da Justiça e da Cidadania (SEJU) e a Secretaria de Relações com a Comunidade (SERC) realizaram hoje (01) no Palácio das Araucárias, a primeira reunião para a criação do Conselho dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado do Paraná.
Estavam presentes os representantes de todas as comunidades tradicionais do Estado. Quilombolas, indígenas, faxinalenses, pescadores, ciganos, entre outras, totalizando 9 etnias.
Representantes das comunidades Indígenas.
Representante da Rede Puxirão, Rômulo Miranda.
Representando o governo, além da SEJU e da SERC estiveram presentes assessores da Secretaria Estadual de Educação, Ministério Público, Emater, Secretaria da Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Logística, Companhia Nacional de Abastecimento, Instituto de Terras Cartografia e geociências, Secretaria do Trabalho, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e da Assembleia Legislativa do Paraná.

Na reunião que durou aproximadamente 5 horas, foram discutidos vários termos para a concretização de políticas públicas para estes povos. E também, foi realizado o encaminhamento da conclusão do anteprojeto de criação do Conselho dos Povos e Comunidades Tradicionais que será enviado para votação na Assembleia Legislativa do Paraná.
Segundo o secretário de Relações com a Comunidade Wilson Quinteiro, a criação deste conselho é um exemplo do novo modelo de democracia participativa que o estado apresenta aos Povos e Comunidade Tradicionais no que se refere a políticas públicas.

A concretização destas políticas públicas inicialmente será feitas de duas maneiras: através da criação do Conselho dos Povos e Comunidades Tradicionais e da assinatura do decreto que reconhece a existência dos Povos e Comunidades Tradicionais no Paraná pelo Poder Executivo.
“Todo este trabalho será realizado com a participação dos povos, ouvindo suas necessidades, reconhecendo seus costumes e suas culturas em busca de desenvolvimento dos direitos humanos” destacou o secretário Quinteiro.

Representantes dos povos ciganos e Wilson Quinteiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário