sábado, 18 de fevereiro de 2012

Antonio Quinteiro, meu saudoso avô paterno

Quero, nesse dia, prestar homenagem ao meu avô paterno ANTONIO QUINTEIRO, pioneiro do Estado do Paraná. Homem que abriu estradas, plantou café em nosso Estado. Fez a diferença no seu tempo. Antonio Quinteiro, filho de Pedro Quinteiro, imigrantes italianos, que, iniciaram suas atividades no Estado de São Paulo. Meu avô, perdeu o pai dele(falecido) quando ele tinha apenas 17 anos de idade. Após seu casamento(com minha avó Conceição) deixou sua família e iniciou sua vida com muita coragem para se tornar um lider pioneiro pelas novas terras do Paraná. Veio do Estado de São Paulo para a região do norte pioneiro e, logo depois, adentrou ao norte do Paraná, adquirindo terras às margens do rio Ivai e Corumbataí. Os antigos lembram do velho Quinteiro. Antes de ser proprietário de terras foi administrador de grandes fazendas no Estado, cujo trabalho e dedicação lhe rendeu condições pra adquirir sua própria fazenda e se dedicar à cultura do café. Meu avô conquistou muitas coisas, mas a mais marcante, sem dúvida, foi quando, nos anos 50, mudou o seu estilo de vida e desceu às águas do batismo passando a servir o Senhor na Igreja Congreção Cristão no Brasil. Deu muito testemunho disso, era referência na região. Mas, em 1975, em julho, numa manhã fria, ao 58 anos de idade, e plena prosperidade, quando viu a geada matar sua cafezal, não suportou e dormindo nos deixou para que pudessemos contar sua história. Saudades do pioneiro! wilson quinteiro, filho

Depois falarei do outro avô materno: Luiz Darienso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário