quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Quinteiro apresenta projeto que institui política de qualificação técnica gratuita às mulheres vítimas de violência doméstica


De acordo com o projeto de lei apresentado pelo deputado Wilson Quinteiro na última segunda-feira (23) na Assembleia Legislativa, mulheres que são vítimas de violência doméstica terão oportunidade de fazer cursos profissionalizantes gratuitos, a fim de estimular a independência financeira de seus agressores.

O objetivo do projeto é assegurar à vítima condições de exercer os direitos e garantias fundamentais conferidas pela Constituição Federal e assegurar o desenvolvimento de políticas públicas gratuitas que, além da prevenção e conscientização, assista e prepare a mulher psicologicamente e profissionalmente para inserção na sociedade.

Quinteiro informa conforme o Mapa da Violência em 2012, que a violência contra a mulher é significativamente expressiva no Brasil, “uma pesquisa concluiu que apenas 40% das mulheres agredidas denunciam o seu agressor e em cada 100 mulheres brasileiras, 15 vivem ou já viveram algum tipo de violência. E isso nos mostra que as políticas atuais necessitam de constante monitoramento para a efetiva mudança no quadro de violação dos direitos das mulheres”, argumentou.


Segundo a justificativa do projeto, com a Lei Maria da Penha, o número de denúncias aumentou, mas ainda existe grande resistência quanto ao reconhecimento desses atos de violência pela mulher, principalmente pela vítima encontrar-se em situação de dependência econômica e/ou emocional do seu agressor. “Com este projeto estaremos ampliando as possibilidades das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a seguirem sua própria trajetória”, concluiu o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário