sábado, 29 de agosto de 2009

MARINGÁ E SEU FUTURO POLÍTICO

MARINGÁ E SEU FUTURO POLÍTICO



Maringá é uma cidade absolutamente importante no cenário político paranaense e brasileiro. Foi construída pela força pujante de seus pioneiros e desenvolvida, em conjunto, por muitos que pra cá vieram com objetivo de fixar moradia e escrever sua própria história.

Já temos experiências políticas no contexto administrativo e partidário que nos permite observar os acontecimentos dos passados e presentes, bem como maturidade para projetar nossos pensamentos e projetos ao futuro, com um único objetivo: continuar escrevendo uma linda história.


Porém, nem tudo foi bom. Tivemos momentos difíceis, desmotivadores advindos de atos de improbidade de alguns que administraram nossa linda e prospera cidade. Sabemos que interesses expressos e ocultos integram a política local, mas em razão do tempo, das reflexões já podemos observar as conseqüências que teremos com a gestão desse ou daquele grupo político, sendo vários grupos, claro. Não basta o discurso de oposição, há algo mais profundo a ser tratado. Falar em obras, conquistas de verbas e outras, não basta, é preciso ressaltar a honestidade, o caráter, enfim, atos que possam efetivamente atender às necessidades das pessoas, principalmente mais carentes.


Todo planejamento urbanístico, por exemplo, deve preferencialmente apontar para o bem estar da comunidade, ao contrário, não há justificativa. Aqui, não vai nenhuma crítica direta, mas um ressalto para reflexão. Não quero, com isso, levantar qualquer crítica direta a determinado grupo político, mesmo porque, em Maringá, vivemos a realização de obras com investimentos dos governos federal, estadual e municipal. Mas quero pontuar que é preciso mais avaliação antes da decisão do fazer. Entendo que a necessidade exacerbada de construir, por construir; fazer, para demonstrar que fez, poderá, por exemplo, comprometer aspectos urbanísticos irreversíveis. Faço tal argumentação com todo respeito aqueles que atualmente administram a cidade, porém também os convido à refletir.


Todavia, nessas breves considerações, não pretendo discutir o planejamento urbanístico de Maringá, mas refletir com você leitor que temos que abrir o conceito político de Maringá; da representação, por exemplo. Quando me refiro a isso quero levantar a discussão quanto à conduta pessoal e política. Abrir a discussão eleitoral mesmo. Maringá precisa afastar a disputa financeira que tem sido decisiva nas eleições majoritárias(governador, senador, presidente e, principalmente, de prefeito) e mesmo proporcionais(vereador, deputado estadual e federal).


Como cidadão político, reflito quanto à necessidade da disputa de idéias, conceitos, planos, metas, políticas enfim. Já me dispus à disputa eleitoral e pude me deparar com a disputa financeira, como todos sabem(aceitei o resultado de minhas candidatura com respeito ao povo). Tal circunstância transforma o processo eleitoral em método complexo de escolha pelo eleitor menos avisado, por isso, inspiro-me escrever nessa tarde para pedir aos cidadãos de Maringá que passem a avaliar melhor o conceito dessa ou daquela candidatura; avaliar o ser, não o ter. O que poderá esse ou aquele candidato eleito fazer por nossa querida Maringá. Ou ainda o que fez por nossa cidade, mas num conceito político real e honesto. Peço ainda que pense e reflita indagando a sim mesmo: o que representa esse candidato? Afinal a política deve ser feita para servir, estabelecer condições de igualdade e prosperidade a todos. O cidadão político deve ingressar na disputa eleitoral e conquistar o mandato para servir a todos, jamais para se servir, como muitas vezes nos deparamos nesse país.


Maringá, certamente, poderá eleger muitos deputados estaduais e federais, e também teremos candidaturas ao senado, ao governo e a presidência. Não sabemos ainda quanto aos nomes, pois somente após as decisões partidárias, no prazo legal, é que teremos oficialmente os nomes de nossos futuros representantes, mas estou seguro que Maringá precisa olhar de cima quem é quem e quais as condições de conduta que prefere para lhe representar. Aqui não vai nenhum juízo de valor subjetivo, mas o pedido: pensem...pensem muito, porque o futuro de Maringá está em nossas mãos, povo de Maringá.

2 comentários:

  1. legal achei muito importante esse blog,que traz informaçoes a comunidade,muitas vezes muitos direito que temos e não sabemos,um abraço,aparecido soares,biliu_florai@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se vocês tem um planejamento para a cidade de maringa. Para a cidade se tornar uma cidade do futuro como por exemplo em Curitiba. Muito obrigada... Segue meu e-mail para me mandar resposta

    jujuba1610@hotmail.com

    ResponderExcluir