quarta-feira, 21 de maio de 2014

Diversidade Cultural como Instrumento de Desenvolvimento

21 de maio - Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
Vivemos em um país múltiplo, posso dizer que temos o privilégio de viver em país assim. Podemos encontrar pessoas de diferentes raças e culturas em um mesmo território, vivendo em paz e harmonia. Um país culturalmente rico pela miscigenação natural que o Brasil nos permite viver e apreciar. Hoje é mundialmente comemorado o Dia da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, por isso, nada mais natural do que parar para refletir sobre a relação “desenvolvimento x diversidade cultural” no Brasil.

Como todos dizem “O Brasil é um país riquíssimo, mas ao mesmo tempo tão pobre”. É triste refletir sobre isso, sendo que no fim chegamos a perguntas sem respostas ou com respostas sem soluções palpáveis e realistas para a população. Seria bom se essa mistura cultural não servisse apenas para se ter uma maior diversidade de cores, festas ou de pessoas de beleza exótica. Penso que se todas essas diferenças fossem usadas para o desenvolvimento de uma sociedade, onde as diferenças se somam para edificar melhorias reais para a população, o Brasil seria um país riquíssimo e ponto, sem mas nem pormenores. Não cítrico aqui as festas culturais das diferentes etnias que acontecem em nosso território nacional, mas sim o talvez descaso em se focar apenas na diversão e alegria das festas, quando se poderia ter como foco principal o diálogo sobre o que há de construtivo em uma cultura étnica para o desenvolvimento de um todo.

Desejo que nesse dia você, assim como eu, possa refletir sobre soluções colaborativas, de diferentes culturas, para o desenvolvimento do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário