terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Governo e Universidade de Ponta Grossa firmam acordo de cooperação


     As universidades estaduais vão se constituir em extensões físicas da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, nas diversas regiões do estado, conforme plano de gestão proposto pelo secretário estadual Wilson Quinteiro. O primeiro passo foi dado nesta segunda-feira (14), com a assinatura do termo de cooperação com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em ato realizado na Sala dos Conselhos (Bloco da Reitoria), no Campus Universitário de Uvaranas, em Ponta Grossa. Nos próximos meses, a Secretaria deverá formalizar parceria com as demais instituições de ensino superior do Estado.
     A meta de Wilson Quinteiro é implantar um novo formato de relacionamento com a comunidade, a partir do suporte técnico que as universidades podem oferecer para os municípios. Para o secretário, o grau de excelência atingido pelas universidades paranaenses é imprescindível para o desenvolvimento de políticas públicas que de fato atendam aos anseios da comunidade e promovam a integração regional.


    “Muitos prefeitos saem em busca de recursos do Estado, da União e até de organismos internacionais sem os dados e projetos que comprovem as necessidades reais dos seus municípios”, lembra o secretário Quinteiro.
   A ideia, segundo ele, é utilizar o potencial das universidades para dar suporte técnico às prefeituras. “Estamos formalizando esse acordo com a UEPG, onde tivemos uma receptividade muito grande, e temos a certeza de que vamos encontrar a mesma acolhida nas demais universidades”, disse Quinteiro.


    O reitor João Carlos Gomes destacou a proposta do secretário Wilson Quinteiro como a oportunidade de ampliar a prestação de serviços das universidades à comunidade. Nesse sentido, o reitor propôs ao secretário a criação de um projeto semelhante ao Projeto Rondon, do governo federal, para atender as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, assim como aquelas comunidades com baixo IDH dentro dos maiores centros urbanos do Paraná. “Tenho a certeza de que todas as universidades participarão de um programa com esse objetivo”, disse o reitor, relatando a experiência da UEPG no Projeto Rondon 2011.

   João Carlos Gomes lembra que a UEPG já desenvolve parceria com a Secretaria, por meio do Programa Paraná em Ação. “Nossa intenção é dar continuidade a essa política de aproximação com a sociedade, colocando a Universidade à disposição da Secretaria de Relações com a Comunidade”, afirma o reitor, mencionando os diversos projetos extensionistas da UEPG apresentados no ato de assinatura pela pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Gisele Alves de Sá Quimelli. Atualmente, a UEPG leva à comunidade oito programas voltados a variadas áreas, 115 projetos e 198 cursos e eventos diversos, alguns deles com mais de 30 de ação.

    Além do secretário Wilson Quinteiro e do reitor João Carlos Gomes, participaram do ato de assinatura do convênio o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, o vice-reitor da UEPG, Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, o assessor técnico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, o coordenador-geral do Programa Paraná em Ação, Marcírio Machado Sobrinho, o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa para Assuntos Comunitários, Luiz Eduardo Pilatti Rosas, e o pró-reitor de extensão da UEM, José Gilberto Catunda Sales.

Nenhum comentário:

Postar um comentário