quarta-feira, 4 de julho de 2012

Governo repassa 254 veículos para educação especial, saúde e trabalho


O governador Beto Richa entregou nesta terça-feira (03), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, 254 veículos que vão reforçar a estrutura do Estado, de municípios e entidades nas áreas da educação especial, saúde e trabalho. Foram investidos R$ 8,7 milhões na aquisição dos automóveis. Richa ainda anunciou o repasse de 450 equipamentos de informática (computadores e impressoras) para entidades sociais do Paraná.

Do total, 156 automóveis serão destinados para secretarias municipais de Educação e entidades conveniadas que ofertam educação especial. Outros 78 serão utilizados por 63 prefeituras em ações que integram o programa Saúde para Todo Paraná. Serão repassados ainda 20 automóveis para os escritórios regionais da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, para uso em programas de capacitação profissional e geração de emprego.

“Com a entrega desses carros garantimos condições mais adequadas de trabalho às pessoas que atuam nos serviços de educação especial, saúde e trabalho, o que vai contribuir para ampliar a eficiência no atendimento a paranaenses de todas as regiões”, afirmou o governador. Segundo ele, o investimento representa o espírito do atual governo, de trabalhar em parceria com municípios, Legislativo e entidades.

EDUCAÇÃO – Na área da educação, foram investidos mais de R$ 7 milhões na aquisição de 100 veículos Kombi, 56 automóveis Fiesta 1.0, cinco micro-ônibus e quatro ônibus. Os veículos serão utilizados por secretarias municipais de Educação e entidades conveniadas que ofertam educação especial – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e entidades co-irmãs.

Os carros serão repassados por meio de contratos de cessão de uso. “São veículos que vão auxiliar as ações de governo no interior do Estado e transportar com segurança os alunos das entidades educacionais de atendimento ao portador de deficiência”, disse o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns.

Arns informou que está previsto para este ano a aquisição de outros micro-ônibus adaptados para o transporte de alunos de Apaes e entidades co-irmãs. “Percorremos todas as entidades de atendimento no Estado para melhor dimensionar as necessidades e demandas do setor, além de buscar em Brasília mais recursos federais para novos investimentos nos programas estaduais”, afirmou.

O prefeito de Corbélia e presidente da Associação dos Municípios do Oeste Paranaense (Amop), Eliezer Fontana, disse que no município a parceria permitirá substituir uma Kombi com problemas de manutenção que é utilizada no transporte de alunos da Apae. “A nova van vai melhorar as condições de acessibilidade e confortos para os nossos alunos especiais”, afirmou.

SAÚDE – O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, disse que o repasse de automóveis vai contribuir para a melhorar a eficiência dos serviços da saúde nos municípios. “Os 78 veículos entregues serão utilizados por 63 prefeituras em ações que integram o programa Saúde para Todo Paraná”, afirmou. O programa visa estruturar os serviços de saúde municipais.

Caputo Neto disse ainda que serão repassadas 50 ambulâncias ainda neste mês, e outras 72 até o final do ano. “Até o final deste ano, o governo entregará 609 veículos para os núcleos regionais da saúde e para os municípios”, destacou.

Os automóveis entregues serão destinados a instituições como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, APACN (Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia) e AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) de Curitiba, que receberão veículos Kombi; Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá e Associação de Alcoólatras de Loanda, que receberão automóveis Fiesta, entre outras entidades. Os dois ônibus vão para Teixeira Soares e Salgado Filho.

“O veículo vai auxiliar o trabalho das equipes que atendem famílias nos bairros mais afastados”, disse o prefeito de Fazenda Rio Grande, Francisco Santos.

TRABALHO – Para a Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária foram destinados 20 veículos, que serão utilizados nos escritórios regionais e nas Agências do Trabalhador. “Os veículos serão usados por equipes dos programas de capacitação profissional e geração de emprego”, explicou o secretário Luiz Cláudio Romanelli.

O governador anunciou ainda o repasse de 450 equipamentos de informática (250 computadores e 200 impressoras) para entidades sociais do Paraná. Na cerimônia foram entregues simbolicamente 16 computadores e 14 impressoras. As outras unidades serão repassadas nos próximos meses. De acordo com a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, os materiais vão atender instituições e secretarias municipais de 26 municípios. “É mais um lote de benefícios que o Governo do Estado anuncia para melhorar as condições de atendimento de entidades do interior”, ressaltou.

Participaram da cerimônia os secretários de Estado Rene Pereira da Costa (Relações com a Comunidade) Edson Casagrande (Assuntos Estratégicos) e Mário Celso Cunha (Assuntos da Copa 2014); o diretor do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad; o procurador geral do Estado, Júlio Zem Cardozo; os deputados estaduais Adelino Ribeiro, Ademar Traiano, Ademir Bier, Alexandre Curi, André Bueno, Antonio Wandscheer. Artagão Junior, Augustinho Zucchi, Bernardo Carli, Caíto Quintana, Élio Rusch, Enio Verri, Evandro Junior, Fabio Camargo, Fernando Scanavaca, Francisco Buhrer, Gilson de Souza, Hermas Brandão Junior, Jonas Guimarães, Leonaldo Paranhos, Luciana Rafagnin, Luiz Acorsi, Luiz Eduardo Cheida, Marla Tureck, Nelson Luersen, Pastor Edson Praczyk, Pedro Lupion, Plauto Miró, José Lemos, Rasca Rodrigues, Reni Pereira, Rose Litro, Stephanes Junior, Teruo Kato e Waldyr Pugliesi.

Fonte:AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário