O governador Beto Richa reuniu-se com o vice-presidente da República Michel Temer, os presidentes do Senado Federal, senador Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, nesta quarta-feira (07/08), em Brasília, para defender questões de interesse do Paraná.
Richa pediu apoio das lideranças políticas para que o Estado receba maior atenção do governo federal. Ele destacou a queda na transferência de recursos da União e ressaltou a dificuldade na liberação dos empréstimos pleiteados pelo Paraná e que dependem de chancela da Secretaria de Tesouro Nacional (STN).
“O nosso governo já resolveu todas as pendências. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina têm problemas muito maiores que o Paraná e conseguem empréstimos. Há um entrave político”, disse Richa, ressaltando que o Estado é o quinto maior contribuinte em impostos da União.
O governador demonstrou que com os avanços econômicos conquistados pelo Estado há necessidade de novos recursos para os investimentos públicos. “O Paraná conquistou mais de R$ 25 bilhões em investimentos privados, com atrações de grandes empresas, e precisa de recursos para investir em infraestrutura nas áreas de educação, saúde, segurança”, explicou Richa.
Temer adiantou a Richa que vai interceder em favor do Paraná em relação aos empréstimos de R$ 2,9 bilhões – represados por determinação da STN. Os financiamentos são do Banco Mundial, BID e BNDES – e também dos recursos previstos no PAC.
No Senado, Richa agradeceu o apoio de Renan Calheiros em relação aos pedidos de empréstimos que hoje estão no Tesouro Nacional. Ele explicou que os recursos serão aplicados em ações como o Programa Família Paranaense e o Programa Paraná Seguro. “São dois programas de referência nacional e precisam de mais esse aporte”, disse Richa.
Fonte:AEN
Nenhum comentário:
Postar um comentário