sexta-feira, 27 de maio de 2011

Redes de Desenvolvimento Local poderão ser implantadas no Centro de Excelência de Atendimento à Comunidade Regional em Maringá


         O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro reuniu-se nesta sexta-feira (27), em Maringá com o reitor Julio Santiago Prates Filho, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para apresentar o projeto das Redes de Desenvolvimento Local, desenvolvido pelo Sistema Fiep e que propõe o planejamento de ações comunitárias sustentáveis em várias localidades  e definidas  pelos próprios moradores.

            Quinteiro quer implantar as redes no Centro de Excelência de Atendimento à Comunidade Regional, em Maringá, dentro da parceria já existente com a UEM. “Queremos que o Centro de Excelência seja uma referência para a comunidade de Maringá e  Região Metropolitana”, disse o secretário. Quinteiro pretende transformá-lo num local onde os municípios possam ter suporte para o desenvolvimento de projetos que tenham como foco políticas públicas nas mais diferentes áreas.

            A Rede de Participação Política foi apresentada pela articuladora da Rede de Participação Política da Fiep,  Soraia Melchioretto, que mostrou todas as etapas de instalação, articulação da rede, pesquisa e elaboração do projeto.

As Redes de Desenvolvimento Local são pessoas conectadas e que interagem entre si em busca do desenvolvimento da localidade em que vivem. A construção das redes acontece quando as pessoas se articulam para elaboração de um plano de ação e passam a interagir, a cooperar, a pensar e a atuar coletivamente para melhorar o lugar onde moram.

Soraia explicou que apesar de serem induzidas pelo Sistema Fiep/Sesi, as redes não são propriedades de ninguém. “Elas se constituem em um bem público dos que moram e trabalham em cada localidade que resolver articulá-las”, disse. Para viabilizar essa iniciativa o Sistema Fiep oferece recursos logísticos e humanos para implantar esse programa, inclusive um Agente de Desenvolvimento capacitado para servir como articulador e animador da Rede de Desenvolvimento local.

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário