terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Programa Paraná em Ação será apresentado ao governo do Paraguai

Secretário Wilson Quinteiro quer estreitar e expandir as relações com os países do Mercosul. O Paraguai é o primeiro país a conhecer os programas desenvolvidos pelo Governo do Paraná no resgate da cidadania da cidadania, principalmente daqueles menos favorecidos.


Os resultados e a experiência dos seis anos do Programa Paraná em Ação, da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade serão apresentados nesta quarta-feira (16) em Assunção, no Paraguai pelo coordenador geral do programa, Marcírio Machado Sobrinho. Ele e a ex-coordenador executiva do programa, Clecy Amadori, viajaram a convite do governo paraguaio, que pretende implantar um programa similar naquele país.


O governo paraguaio conhece os serviços oferecidos à população através do Consulado do Brasil no Paraguai. Nas edições realizadas em municípios próximos à fronteira, o Programa Paraná em Ação sempre contou com o apoio dos consulados do Brasil , tanto no Paraguai quanto na Argentina. Nesses eventos foram atendidos casos de tradução e confecção de documentos dos brasileiros e filhos de brasileiros que precisam de sua cidadania para conseguir sua documentação, problemas de pessoas que tem dupla nacionalidade ou ainda problemas de documentação por terem nascidos em países vizinhos e viverem no Brasil.

Além de estreitar essa parceria, o Paraguai quer oferecer à sua população os mesmos serviços que resultaram no resgate da cidadania da população paranaense, principalmente daqueles menos favorecidos. Marcírio vai mostrar os serviços oferecidos, como confecção de carteiras de identidade, CPFs, carteira de trabalho e títulos de eleitor, atendimentos na área de saúde com diversos exames, orientações e noções de prevenção, atendimento na área jurídica, que inclui serviços da Defensoria Pública do Estado e da União, Justiça Estadual e Federal na orientação e resolução de casos como registro de nascimento tardio, divórcios, reconhecimento de paternidade e maternidade, serviços previdenciários, aposentadorias, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário