sexta-feira, 4 de março de 2016

Parcerias Público Privadas podem viabilizar Trem Pé Vermelho e PR-323



Trem Pé Vermelho deve passar por 13 cidades

Dois projetos importantes para o Paraná podem sair do papel graças a Parcerias Público-Privadas (PPP). Trata-se do Trem Pé Vermelho, ferrovia de passageiros que ligará as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá, e a PR-323, ligação entre Paiçandu e Francisco Alves. A informação foi dada pelo diretor de operação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) Wilson Quinteiro em entrevista ao jornal Folha de Londrina.
“Nós temos condições de fazer, dentro dessa natureza das PPPs [Parcerias Público-Privadas], temos como financiar rodovias e ferrovias e fazer investimentos dessa ordem. Nós visualizamos o eixo Maringá e Londrina, passando por cidades como Apucarana, Sarandi, Arapongas e Rolândia, com um eixo de cidades que estão em um momento em que nós temos que acreditar, atraindo investimentos para esses municípios", ressaltou Quinteiro ao jornal.
Por enquanto, o BRDE ainda não formalizou nenhuma parceria estadual, mas o banco já está acompanhando junto com os empreendedores interessados o projeto para a duplicação da PR-323, de Paiçandu a Francisco Alves. “As PPPs podem ser uma importante medida para auxiliar o desenvolvimento das cidades, melhorando, por exemplo, a infraestrutura viária”, explica o diretor do BRDE.
Projetos
O projeto do Trem Pé Vermelho foi considerado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) como o de maior viabilidade econômica entre 14 trechos estudados em todo o país. A previsão é de que sejam transportados mais de 36 mil passageiros por dia.
A ferrovia deve passar por 13 cidades das regiões Norte e Noroeste do Paraná. São cerca de 150 quilômetros cortando os municípios de Paiçandu, Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Jandaia do Sul, Cambira, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Londrina e Ibiporã. O projeto conta ainda com o apoio das associações comerciais de todas as cidades da região.
Já o projeto da PR-323 prevê a duplicação e a construção de viadutos, trincheiras, passarelas e pontes, além de marginais e ciclovias nas áreas urbanas, passando pelos municípios de Maringá, Paiçandu, Doutor Camargo, Jussara, Cianorte, Tapejara, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Perobal, Cafezal do Sul, Iporã e Francisco Alves.

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