segunda-feira, 4 de junho de 2012

Estado vai investir R$ 15 milhões para aumentar segurança nas escolas



O governador em exercício Flávio Arns lançou nesta segunda-feira (04), no Colégio Estadual Professora Luiza Ross, em Curitiba, o Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola. A iniciativa visa construir na rede estadual de ensino uma cultura de prevenção, com a formação de brigadas escolares em todas as escolas, e adequar as edificações escolares às normas de prevenção contra incêndio e pânico. Estão previstos investimentos de R$ 15 milhões em adequações físicas, minimizando a exposição de alunos e profissionais da educação a acidentes.

De acordo com o Arns, o programa é inédito no País e beneficia mais de 5,8 milhões de pessoas direta e indiretamente, entre profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar. “Queremos que os estudantes e os profissionais da educação estejam seguros e preparados para enfrentar situações emergenciais no interior das escolas e outras situações adversas”, disse. A rede estadual de ensino é formada por 2.531 instituições, entreescolas e colégios estaduais e escolas de educação Eepecial.

ADEQUAÇÃO – Arns também assinou resolução que cria um grupo de trabalho para desenvolver ações de regularização das edificações escolares quanto ao cumprimento das normas de prevenção contra incêndio e pânico. De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros, 60% dos prédios escolares foram construídos há mais de 30 anos e ainda não passaram pelas adequações necessárias para reduzir riscos de incêndio e danos causados por desastres naturais.

“Estamos criando uma política pública e dando uma solução definitiva para esta questão. Isso significa oferecer mais segurança para a comunidade escolar”, disse o governador em exercício.

O chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil Estadual, coronel Adilson Castilho Casitas, disse que as adequações nas escolas irão ocorrer a médio prazo. “Está prevista em uma primeira etapa a instalação da sinalização de rotas de fuga, iluminação de emergência, aquisição e manutenção de extintores de incêndio”, afirmou. Num segundo momento serão instalados hidrantes.

Após as adequações, a Secretaria de Educação e a Defesa Civil irão classificar os estabelecimentos e conceder o selo Escola Segura. O selo será dividido em três categorias: amarelo (para as unidades escolares que cumprirem de 20 a 40% das recomendações); laranja (para as que cumirem de 40% e até 70%) e verde (para as que superarem 70%).

O Programa Brigada Escolar – Defesa Civil na Escola é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, a Casa Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, e a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros e Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar.

BRIGADA ESCOLAR – Durante o evento de lançamento do programa, a Brigada Escolar do Colégio Estadual Professora Luiza Ross – formada por estudantes, professores e funcionários – realizou o treinamento de um Plano de Abandono. Em três minutos o grupo concluiu a evacuação da área. A escola foi a primeira a receber as adequações físicas mínimas necessárias, de acordo com as normas vigentes de segurança.

O Plano de Abandono deve ser executado em casos de incêndio, explosão ou outros riscos, como vazamento de gás, desabamento ou enxurradas, abalo sísmico de grande intensidade, acidentes de grande vulto que ofereçam insegurança às pessoas ou outras situações em que o diretor entender ser necessária a retirada da comunidade escolar.

Cada instituição do Estado será orientada a formar uma Brigada Escolar. O diretor do estabelecimento de ensino será responsável por articular ações para a formação da brigada.

“O programa prevê a capacitação de 64 técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), 30 bombeiros e 64 representantes do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, para atuarem como multiplicadores das ações da defesa civil e animadores das brigadas escolares”, afirmou o secretário de Estado da Educação em exercício, Jorge Wekerlin.

Wekerlin explicou que a capacitação para os profissionais que integrarão as brigadas escolares será descentralizada e organizada pela coordenação regional do programa, que atenderá cada escola e seu núcleo regional de origem. “Em uma primeira etapa serão capacitados, em regime presencial, os integrantes das brigadas escolares nos estabelecimentos localizados nos municípios que sediam os 32 núcleos regionais”, disse.

As demais instituições de ensino receberão treinamento e capacitação do Corpo de Bombeiros Militar, também de maneira presencial, até que todas passem por este processo. As capacitações também contarão com módulos de ensino à distância.

Também está prevista a realização de palestras para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Eles receberão orientações de militares do Corpo de Bombeiros sobre o comportamento adequado em situações emergenciais e de risco para a vida. Também será realizada, no segundo semestre de 2012, a “Semana de Prevenção – a comunidade na escola”, ação que ocorrerá em todas as escolas a fim de conscientizar a comunidade escolar.

Estiveram no evento o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Antônio Luiz Ferreira da Silva; o comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul; e o secretário municipal da Defesa Social de Curitiba, Nazir Abdalla Chain.

Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário