quinta-feira, 7 de abril de 2011

Secretário Wilson Quinteiro recebe integrantes das Comunidades Terapêuticas do Paraná

O secretário Wilson Quinteiro se reuniu, na última quarta-feira (06), com os dirigentes da Compacta - Comunidades Terapêuticas Associadas para conhecer o trabalho desenvolvido pelas instituições e ao mesmo tempo, abrir as portas do Governo do Estado para um trabalho conjunto. A Compacta é uma ONG que agrega e representa as Comunidades Terapêuticas no estado do Paraná, e tem como missão assessorá-las na regularização, capacitação e apoio.

“ Queremos que a Secretaria de Relações com a Comunidade seja um instrumento para a busca e efetivação de um bom trabalho nesse segmento”, disse o secretário. Quinteiro salientou o respeito pelo trabalho desenvolvido pelas igrejas católicas, evangélicas e organizações sociais. Ele citou o trabalho com dependentes químicos desenvolvido pelo pastor Nelton Tuller, de Maringá. “ Conheço e admiro muito o trabalho do pastor Nelton, que dedicou sua vida ao trabalho na recuperação em dependentes químicos. É um grande modelo e um exemplo de vida”, falou Quinteiro.
Os dirigentes da Compacta mostraram o funcionamento das comunidades terapêuticas e a situação em que as mesmas operam. Entre as reivindicações estão a regulamentação, a capacitação e apoio para estender o modelo de atendimento para todo o Estado. O secretário sugeriu a organização de um roteiro de visitas e levantamento do número de casas terapêuticas e organizações que trabalham com dependentes químicos. Com esses dados, promover um seminário para estender a Rede Social para todo o Estado.
“Do seminário extrairemos sugestões para a elaboração de decreto e também a base para disciplinar o decreto em cada município”, observou o secretário Quinteiro, que também salientou que a regulamentação vai possibilitar a obtenção de recursos para a adequação das comunidades terapêuticas.

O secretário Quinteiro reafirmou o compromisso do governador Beto Richa no combate à drogas e à epidemia do crack, que estão assolando as cidades com as formações das “cracolândias”. “Por isso o trabalho de vocês é muito importante e vamos unir forças pra trabalhar não só na recuperação, mas também com a prevenção, através de ações pontuais e concretas do governo”, disse o secretário.

Participaram da reunião Joel Gilberto Prudêncio, do Projeto Cristão Fazendo a Diferença, de Curitiba; o pastor Ricardo Maciel, do Projeto Nova Vida, de Piraquara; Richier Alexandre Sudário, da Comunidade Terapêutica Missão Shalom, de Piraquara e Curitiba; Marcos Pinheiro, da Compacta – Comunidades Terapêuticas Associadas do Paraná; Francielly Ormelez Soarez, da Csasa de Retorno ao Lar, de Curitiba; Otto Muller, da Cerene e pastor Lori Massolin Filho, da Casa de Recuperação Nova Vida.

Postado por: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário