Segundo levantamento da Defesa Civil do Paraná, cerca de 15 mil paranaenses foram atingidos pelas chuvas no Litoral. “Por isso estamos nos unindo à atuação de outros órgãos do governo, concentrando esforços na atuação da Secretaria de Segurança, através do Instituto de Identificação e do Irpen, que faz o Registro Civil, para resgatar a documentação que foi perdida”, explicou Marcírio Machado Sobrinho, coordenador do programa Paraná em Ação. O Instituto de Identificação e o Instituto de Pessoas Naturais (Irpen) são parceiros importantes e antigos do programa Paraná em Ação.
O diretor geral do Instituto de Identificação do Paraná, Nilton Tadeu Rocha garantiu a agilidade do Instituto na emissão dos documentos e determinou que a segunda via das Carteiras de Identidade emitidas à partir de 1994 poderão ser dispensados da apresentação da Certidão de Nascimento ou Casamento.“ À partir de 1994 já temos as informações microfilmadas e assim poderemos atender o mais rápido possível”, disse o diretor geral.
Os cadastros anteriores a 1994 necessitam da apresentação da certidão de casamento ou de nascimento. As segundas vias serão solicitadas pelas Assistentes Sociais das prefeituras, que encaminharão ao Instituto de Pessoas Naturais (Irpen) para a emissão das certidões. “A população já pode se adiantar e se cadastrar nas prefeituras para agilizar os trâmites”, explicou Ricardo Augusto de Leão, presidente do Irpen.
Além do trabalho de atendimento já desenvolvido, a Copel e a Sanepar vão realizar um levantamento e cadastramento das residências destruídas e danificadas pelas chuvas para o cancelamento da emissão das faturas correspondentes.
Uma equipe da Serc estará amanhã (19) no litoral e, junto com a Defesa Civil irão percorrer as áreas afetadas para definir os locais para o atendimento da população. A previsão de início do atendimento é até o final da semana que vem.
Postado por: Assessoria
Postado por: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário