quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Centro de Excelência criado pela SERC e UEM começa ser aproveitado mesmo antes da inauguração!



Portas Abertas para a Arte



Em uma combinação sem-par, o projeto de extensão Arte no Meio reuniu professores e estudantes do curso de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Maringá, e artistas plásticos convidados. Cada um recebeu uma porta que estava a caminho do lixo, com o desafio de utilizá-la como suporte para suas criações individuais. O resultado desse trabalho deu origem à exposição Porta Aberta, que será inaugurada no dia 2 de dezembro, às 20 horas, no Centro de Excelência da UEM e da SERC.
A mostra reúne mais de 30 trabalhos que, neste ano, poderão ser vistos até 16 de dezembro.Transformadas de maneira original, as peças ficaram belíssimas e vale a pena conferir de perto. A coordenadora do projeto Arte no Meio e da exposição, professora Sheilla Souza, diz que além de permitir o reaproveitamento de materiais que iriam ser descartados, o que representa, em essência, o objetivo do projeto, a mostra também inaugura um novo espaço para as artes em Maringá.
Ocupando o prédio onde funcionou a Usina do Conhecimento, o Centro de Excelência da UEM será usado para o desenvolvimento de políticas públicas e de projetos de extensão pela secretaria de Relações com a Comunidade e pela Universidade. Além disso, há uma proposta para que ele funcione como galeria de arte, sob a tutela do curso de Artes Visuais da Universidade, e como local para oferta de oficinas de arte. “Um espaço cultural que poderá tornar-se uma Casa da Cultura da UEM”, projeta Sheilla.
A mostra é a primeira iniciativa nesse sentido e segundo a professora Kiyomi Hirose, coordenadora do curso de Artes Visuais, a exposição vai continuar no ano que vem, aberta a partir de março. A expectativa é ampliar os horários de visitação e oferecer visitas mediadas às escolas interessadas em levar grupos de alunos. Os agendamentos para 2012 podem ser feitos com a coordenadora do Arte no Meio pelo e-mail artesheilla@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo .
Kiyome comenta que as portas não estarão à venda, mas poderão ser adquiridas pelos interessados por meio de troca com materiais que possam ser utilizados pelos alunos do curso. Tintas, por exemplo, constituem uma boa moeda de troca.
Serviço:
Exposição Porta Aberta
Local: Centro de Excelência – Av. Itororó s/n Bosque II
Visitação: 3, 7, 8, 9, 14 e 16 de dezembro
Horário: das 17 às 19 horas.
 
FONTE: SITE DA UEM

GOVERNO DO ESTADO REALIZA A QUINTA EDIÇÃO DO PARANÁ EM AÇÃO 2011 NO BAIRRO NOVO, EM CURITIBA

A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade e a coordenação do programa Paraná em Ação realizam nos dias 03 e 04 de dezembro, a 5ª edição do ano, do programa Paraná em Ação 2011 – Mutirão da Cidadania. A abertura será sábado (03), às 10 horas, no Parque do Semeador, na rua Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães, s/n, no bairro Novo. O atendimento ao público será das 09h às 17h.
        
O evento vai até domingo, dia 04, com o encerramento às 17h. Durante os dois dias a população terá a oportunidade de usufruir uma série de serviços gratuitos num mesmo local. Emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais, fazer inscrições nos serviços gratuitos do Governo do Estado e ainda participar de oficinas, recreação, palestras e orientações. A Justiça Federal e a Defensoria Pública do Paraná  também ficam a disposição de todos durante o fim de semana.

Serviço: Paraná em Ação 2011
Cerimônia de Abertura
Dia: 03/12
Hora: 10h
Atendimento ao público
Dias: 03 e 04/12
Hora: das 9h às 17h
Local: Parque do Semeador – Rua Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães, s/n, no Bairro Novo

Quinteiro recebe Instituto de Identificação



O secretário Quinteiro recebeu ontem em seu gabinete o gerente de operações do Instituto de Identificação do Paraná, Maurício Lopes e sua assistente Jamile.
Na ocasião definiram sobre a parceria do Instituto e da SERC perante o Paraná em Ação de Curitiba que acontecerá no próximo final de semana (3 e 4), e também o de Pontal do Sul - Ilha do Mel que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro.



terça-feira, 29 de novembro de 2011

SERC EM REUNIÃO COM PARCEIROS DO PARANÁ EM AÇÃO


Estiveram em reunião hoje na SERC os parceiros da área de saúde que prestam serviços ao programa.
 Na ocasião foram acertados os útlimos detalhes do evento que acontecerá no Bairro Novo de Curitiba nos dias 3 e 4 de dezembro, das 9h às 17h.



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Em Maringá: mais casas à comunidade!


Na sexta-feira (25) foram entregues mais 106 unidades habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC),  no Conjunto Odwaldo Bueno Netto, na região do Cidade Alta, em Maringá. Quinteiro esteve no local com a comunidade, vejam as fotos:







Quinta do Sol, noroeste do Paraná: Quinteiro representa governador Beto Richa num momento especial à cidade


       

                                                        

      

                      
Foi uma noite de encontro com a comunidade de Quinta do Sol. Quinteiro atendeu ao convite do prefeito e foi representando o governador Beto Richa. A noite foi festiva e, também, oportuna para Quinteiro conversar com a comunidade local e estabelecer algumas metas de trabalho. Parabéns ao povo de Quinta do Sol!

domingo, 27 de novembro de 2011

PARANÁ EM AÇÃO em Curitiba!

Será no próximo final de semana - 03 e 04 de dezembro - a realização do programa PARANÁ EM AÇÃO! Essa edição será em Curitiba. Serão milhares de atendimentos(a exemplo das edições anteriores), agora, na capital do Estado. Vários outros serão realizados em Curitiba por conta do número de habitantes. O secretário Quinteiro já tratou do assunto com o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, bem como, com o governador Beto Richa e demais secretários. As realizações por meio da secretaria -SERC - comandada por Quinteiro tem proporcionado grande visibilidade de serviços públicos à comunidade do Paraná.

Denúncias: GOVERNO FEDERAL

Analista do Ministério das Cidades relata a pressão para mudar parecer de obra da Copa

Higor Guerra, técnico da pasta das Cidades que assinou primeiro parecer contrário à implantação do VLT em Cuiabá para a Copa de 2014, contou ao ‘Estado’ e ao Ministério Público detalhes de ‘procedimentos irregulares’ dos colegas

Leandro Colon, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - Em entrevista exclusiva ao Estado, o analista técnico do Ministério das Cidades Higor Guerra confirmou, pela primeira vez, a pressão que sofreu para adulterar o processo que trata da implantação de sistema de transporte público em Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. Ele disse que a operação fraudulenta começou após o Ministério Público de Mato Grosso pedir os documentos e a Controladoria-Geral da União (CGU) emitir parecer contrário à obra. "Sim, houve uma fraude", disse ele na conversa gravada.

Tratativas pra ação da SERC na comarca de Engenheiro Beltrão

Advogado João Luiz Agner Regiani; juiz de direito Silvio Hideki Yamaguchi e secretário Quinteiro

Em recente encontro entre os supracitados, na comarca de Engenheiro Beltrão, quando o secretário Quinteiro, acompanhado do advogado Regiani, conversou com o juiz da comarca Silvio Hideki Yamaguchi quanto à possibilidade de ações de cidadania naquela comarca para os cidadãos da sede - Engenheiro Beltrão -  e dos municípios de Quinta do Sol e Fênix. Há probabilidade de ocorrer nos dias 18 e 19 de dezembro, em Quinta do Sol, onde a comunidade dos três municipios será beneficiada.

sábado, 26 de novembro de 2011

Pra pensar....


Nesse sábado parei pra pensar no meu caminhar, em momentos diferentes da minha vida, quando tinha comigo pensamentos outros em relação a assuntos similares. Com o tempo, num melhor olhar, mudamos o ângulo da argumentação e, com isso, passamos a ver as coisas de uma outra maneira. Como normalmente faço, fui estudar, pensar. Mahatma Gandhi respondeu-me: a coerência deve estar intimamente ligada à verdade. Disse: 

"A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade."
A única revolução possível é dentro de nós - Mahatma Gandhi

UEM inagura revitalização do Núcleo de Pesquisa Agrícola - Quinteiro acompanha o reitor da UEM Julio Prates Filho e professores da Instituição


O reitor Júlio Santiago Prates Filho inaugurou, nesta sexta-feira (25), a revitalização do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (Nupagri), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), feita pela Prefeitura do Câmpus. O coordenador do Núcleo, professor Pedro Soares Vidigal Filho, destacou, em sua fala, a história do Nupagri, fundado em 1994, que, segundo ele, serve, desde então, de esteio a programas de pós-graduação da Universidade.
As pesquisas desenvolvidas no local, segundo o professor, auxiliaram na construção de cursos de excelência, na área de ciências agrárias, fato comprovado pelo recente conceito cinco concedido pelo Ministério da Educação (MEC) à graduação em Agronomia, da UEM, considerado um dos 10 melhores do Brasil. Prates Filho concordou que os objetivos do Nupagri coadunam com um dos princípios da UEM, que é o aumento da excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão. Como objetivos primordiais, o Núcleo busca formar recursos humanos capacitados e melhorar a condição socioeconômica de quem trabalha no agronegócio.
O assessor de Planejamento do Ensino Superior da Seti, Décio Sperandio, lembrou ter acompanhado a evolução do programa que se tornou o Nupagri, desde seu primeiro mandato como reitor, na década de 1990. Ele parabenizou a todos os professores do curso, especialmente Pedro Vidigal e a professora Maria Celeste Gonçalves Vidigal, considerados por Sperandio como pessoas idealistas.
O secretário Wilson Quinteiro recordou a época em que era estudante da UEM e líder estudantil. Para ele, o Nupagri tem potencial para impulsionar a internacionalização da Universidade, por meio do intercâmbio com outras instituições de ensino superior estrangeiras. O chefe do Departamento de Agronomia, Humberto Silva Santos,  falou do caráter empreendedor que o curso possui. Segundo ele, os conceitos obtidos no Enade e no CPC confirmaram o trabalho de excelência que o curso desenvolve. Dirigindo-se ao reitor, Silva Santos disse que se a UEM investir na agronomia com certeza haverá retorno.
As obras do Núcleo foram desenvolvidas pela PCU. Incluem reforma do piso, pintura das paredes e instalação de data-show. 
fonte: site UEM

Quinteiro em busca da cidadania das pessoas

O secretário Quinteiro, das Relações com a Comunidade do governo Beto Richa, iniciou um processo de ampla discussão do resgate de cidadania das pessoas e dos povos tradicionais. Há no Paraná muitas pessoas sem documentação: sem registro de nascimento; carteira de identidade; CPF, dentre outros. A ausência desses documentos causa o impedimento ao pleno exercício da cidadania e acesso aos serviços públicos. Nas comunidades indigenas; de quilombolas; de ciganos e mesmo na comunidade urbana há pessoas - com idade - sem tais documentos. Quinteiro foi ao Tribunal de Justiça pra tratar com o presidente daquela Corte a autorização para instaurar procedimentos judiciais para obtenção de decreto judicial para expedir os documentos tardios(pessoas que não tem certidão de nascimento), bem como, estabeleceu por sua secretário com o Instituto de identificação do Paraná parceria para mudar essa realidade do Estado. São milhares de pessoas que passarão a exercer a cidadania. Diante disso, Quinteiro e sua equipe visitará o território do Paraná pra bem servir a população.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quinteiro e Marcelo Richa discutem políticas públicas para juventude curitibana



Esteve hoje na SERC, o Secretário Municipal de Esportes de Curitiba, Marcelo Richa, juntamente de seu assessor Edson Lau Filho.
Richa que além de secretário municipal também é presidente estadual da juventude do PSDB veio até Wilson Quinteiro para  discutirem políticas públicas para a juventude de Curitiba, já que este trabalho já está sendo feito por Quinteiro em outros municípios do estado.
" A SERC vem trabalhando para garantir políticas públicas para várias comunidades do estado, e com a juventude paranaense não será diferente. Já estivemos na Conferência Estadual de Juventude este ano em Maringá e agora com a ajuda de Marcelo Richa, vamos formar uma grande parceria para trabalharmos para os jovens curitibanos", disse o secretário Quinteiro.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Assinatura de convênio entre FIEPe SEED

Quinteiro e o presidente da FIEP, Edson Campagnolo.
Uma parceria entre o governo do Estado e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) permitirá oferecer, a partir de 2012, cursos profissionalizantes para 300 mil alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino. As oficinas gratuitas serão realizadas nas escolas, durante o contraturno, ampliando a jornada escolar com aulas de empreendedorismo, sustentabilidade, cidadania e iniciação industrial.

O termo de cooperação técnica para implantação do programa foi assinado nesta segunda-feira (21). no Palácio das Araucárias,  pelo vice-governador Flávio Arns e pelo presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo. A entidade é parceira da iniciativa e ficará encarregada da metodologia, material e aplicação dos cursos. Em contrapartida, espera ampliar a oferta de mão de obra qualificada para as indústrias do Estado.

Fonte: AEN

XXI Conferência Nacional dos advogados




O secretário especial Wilson Quinteiro que também é advogado participou no último dia 20, da abertura da XXI Conferência Nacional dos Advogados.
Há 33 anos, a Ordem dos Advogados do Brasil realizou em Curitiba a VII Conferência Nacional, dando início à caminhada rumo à redemocratização do País. O tema, na ocasião, foi: “Estado de Direito”.  Nesta edição a conferênia terá como lema a Defesa das Liberdades, da Democracia e do Meio Ambiente.

O temário reflete os novos tempos, os novos parâmetros, as novas práticas, as novas tecnologias e as novas exigências do universo do Direito, que não podem conviver mais com os fantasmas da intolerância, da opressão e da violência. Todos os cidadãos e cidadãs livres têm responsabilidades perante a sociedade em que vivem, contudo são os advogados, indiscutivelmente, os que mais se identificam com a causa da liberdade, da democracia e do meio ambiente.

                              Juizes federais Gebran e Anderson Furlan e o secretário Quinteiro
As liberdades são garantias constitucionais, mas somos obrigados, nos dias atuais, ainda a conviver com ações que limitam a livre expressão, o exercício pleno do direito de defesa e as garantias individuais; nossa democracia, por sua vez, continua carente de conteúdo social e de zelo pela coisa pública, exigindo pronta mobilização por uma ampla reforma política; finalmente, nenhum progresso será alcançado por uma nação em pleno desenvolvimento sem que a natureza e seus preciosos recursos sejam respeitados. Este é o ideário da nossa Conferência.
Liberdade, Democracia e Meio Ambiente se fundem num grito só, rasgando o planeta de cima a baixo, dando demonstrações inequívocas de uma nova era na qual o ser humano – e não os negócios, as guerras ou o ódio – é o centro das preocupações.
A Ordem dos Advogados do Brasil, que ao longo de seus 81 anos de vida habituou-se a ser parte da História, a ser agente transformador da História, convida você a fazer parte desta História.



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Quinteiro representa o governador Beto Richa na Assembléia Legislativa em sessão solene em homenagem ao ano Internacional da Afrodescendência


Foi realizado nesta sexta-feira (18), às 9 horas, uma sessão solene para a premiação “Orirerê – Cabeças Iluminadas”, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
 A solenidade foi uma proposição do Centro Cultural Humaiatá- Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.
O objetivo deste evento que acontece desde 2009 na Alep, é o reconhecimento que valoriza e dá visibilidade àqueles que fazem a história, a arte e a cultura afro florescerem no estado.
Nesta edição, os premiados foram professores, equipes multidisciplinares e comissões étnico-raciais que se destacaram com práticas de aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam a inclusão da arte e cultura indígena, africana e afrobrasileira nos currículos escolares.
Além da premiação, o evento teve como objetivo também o compartilhamento de estratégias e reflexões que apóiem a inserção destes conteúdos em sala de aula. Para o Secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, que estava representando o governador do estado, este evento foi muito importante para o governo continuar desenvolvendo políticas públicas para os Afrodescendêntes. “Nós temos uma dívida com este povo que muito já fizeram pelo Paraná. A secretaria de relações com a comunidade está de portas abertas para juntamente dos Afrobrasileiros desenvolverem políticas públicas para esta comunidade que tanto contribuiu culturalmente e socialmente para o Paraná, quero que o nosso estado seja exemplo de políticas públicas neste segmento.”garantiu o secretário.


A sessão foi presidida pelo deputado estadual Professor Lemos (PT), o qual fez uma homenagem ao Ano Internacional da Afrodescendência.também compuseram a mesa os representantes do Centro Cultural Humaiatá, SEED, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Instituto de Pesquisa Afrodescendência, Secretaria de Gênero e Igualdade Racial da APP Sindicato, Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnica- Racial e Associação Cultural de Negritude e Ação Popular.

Quinteiro recebe homenagem de Associação Comercial e Empresarial - ACIS


O secretário estadual Wilson Quinteiro recebeu ontem comenda de Honra ao Mérito em reconnhecimento ao seu trabalho junto ao governo do Paraná e, também, pelo programa Paraná em Ação ocorrido na cidade de Sarandi no qual realizou mais de 34 mil atendimentos à comunidade. Quinteiro recebeu o reconhecimento dos empresários e comerciantes de Sarandi, por meio da Associação Comercial e Empresarial da cidade de Sarandi - ACIS - em processo de eleição realizado pela entidade. É a primeira vez que um secretário de estado recebe tal reconehcimento. Foi destacado que a cidade de Sarandi, em razão dos serviços e ações governamentais, passou a receber mais benefícios do governo estadual . Entre os presentes o deputado federal Luiz Nishimori e a espsoa Akemi, Adilson Santos, presidente da ACIM, Capitão Mazeto, comandante do 4º Cia da PM de Sarandi, Nelson Bazzotti, presidente do Conseg, Walter Volpato, Tereza Baldo, autora do Hino de Sarandi, vereador Cilas Morais, Pastores, Set e Nababe, ex deputado Basilio Zanusso e diversos diretores da Acis. Usaram da palavra o presidente da ACIS Orfeu Casagrande que ressaltou a homenagem.Ricardo Pereira, autor da indicação, Hilario Gomes que falou em, nome de todos os diretores da ACIS, Adilson Santos presidente da ACIM, Luiz Nishimori, deputado federal e Quinteiro que acompanhado da espsoa Neandra afirmou que agradecia a homenagem e que ela faz com que assuma responsabilidade dobrada para com Sarandi. Coube aos diretores da ACIS, Nelson Bazzoti, Ricardo Pereira e Nivaldo Pereira a honra de fazer a entrega da comensa ao homenageado. O evento foi muito representantivo.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

TACOM - Tribunal de Arbitragem, Mediação e Conciliação do Paraná e a posse da nova diretoria

 Edifício do TACOM, em Maringá, modelo em arquitetura construído exclusivamente para a instituição


                                                                  interior do TACOM
                                                                      Nova diretoria







Ocorreu em Maringá, na sede do TACOM, a solenidade de posse da nova diretoria para bienio 2011 a 2013. Aqui fotos de alguns dos novos diretores e convidados naquela noite solene. O instituto da arbitragem é o novo modelo de solução para os conflitos jurídicos, que, a exemplo do Judiciário, traz a paz social e solução para os conflitos sociais. Conheça esse novo instrumento de nosso país, modelo mundial para o Brasil. O TACOM em Maringá está localizado à Praça Regente Feijó, n. 40, zona 03. Esse Tribunal tem sido procurado por todo Brasil como modelo de instituição da área.

PSB - presidente nacional governador Eduardo Campos e o prefeito de Curitiba Luciano Ducci com Quinteiro

                 Quinteiro e o governador de Pernambuco Eduardo Campos, pres. nacional do PSB
Quinteiro uma das liderenças políticas do Estado do Paraná, no PSB, com o presidente nacional governador Eduardo Campos(acima) e a com o prefeito de Curitiba, do PSB, Luciano Ducci, em recente encontro. Quinteiro em breve irá à Brasília(02 e 03 de dezembro) em audiência com Eduardo Campos pra tratar de projetos políticos do PSB no Paraná. Notícias virão. Eduardo Campos e Luciano Ducci, com o presidente do Paraná Severino Araújo, estiveram recentemente com o governador Beto Richa tratando do mesmo assunto...
Assessoria.