quinta-feira, 30 de junho de 2011

Encontros discutem políticas para comunidades quilombolas


As secretarias de Relações com a Comunidade e da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social promovem dos dias 4 a 6 de julho, em Curitiba, dois eventos voltados para a organização de políticas públicas de atendimento às comunidades quilombolas. Na próxima segunda-feira (04) começa o I Encontro Estadual das Federações das Comunidades Quilombolas do Paraná, que vai até a terça-feira (05). E no dia 6, acontece o Seminário de Ações Integradas do Programa Brasil Quilombola.

O Paraná abriga 36 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares, localizadas em sua maioria no Vale da Ribeira. A população total é de cerca de 5 mil habitantes. O atendimento a essa população vem sendo discutido em uma série de encontros promovidos ou apoiados pelo governo. Na última quarta-feira (29), por exemplo, líderes quilombolas do Paraná, ativistas que atuam em defesa da igualdade racial e representantes de órgãos federais, estaduais e municipais reuniram-se no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, para discutir a questão fundiária das comunidades tradicionais remanescentes de quilombolas do Estado.

O encontro foi promovido pela Assessoria Especial para Assuntos Fundiários do Governo do Estado, com a participação das secretarias da Educação e Especial de Relações com a Comunidade. “Essa reunião foi o começo da organização e planejamento do governo do Estado para o desenvolvimento de um trabalho integrado, que resultará num atendimento mais rápido e eficaz às comunidades”, explicou Hamilton Serighelli, assessor para assuntos fundiários do governo do Paraná.

As discussões tiveram como foco principal a questão fundiária e titulação de terras, mas também foram abordadas propostas para políticas públicas. “O governador Beto Richa está atento a todas as necessidades fundamentais desses povos, como habitação, saúde, educação, agricultura, meio ambiente e divulgação da cultura. Por isso, a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade será a articuladora com os outros órgãos de governo para uma atuação mais concreta, rápida e eficaz”, disse o secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro.

PROGRAMAÇÃO – Na programação do I Encontro Estadual da Federação das Comunidades Quilombolas, que acontece dias 4 e 5 (segunda e terça-feira), estão a apresentação do Programa Brasil Quilombola, as ações do governo federal para atendimento das comunidades quilombolas e sistematização das demandas e construção das diretrizes e plano de trabalho para o Paraná. A abertura do seminário será às 14 horas, no Hotel Caravelle, na rua Cruz Machado, 282, no centro de Curitiba.O encerramento será no dia 5 (terça-feira), às 17 horas.

Na quarta-feira (6), os mesmos participantes do Encontro Estadual reúnem-se no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná para o Seminário de Ações Integradas do Programa Brasil Quilombola. O seminário começa às 8 horas.

Postado por: Assessoria


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Governo do Estado estuda questão fundiária das Comunidades Quilombolas


Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, está articulando com os outros órgãos do governo para uma atuação mais eficaz

          A questão fundiária das Comunidades Tradicionais Remanescentes de Quilombolas  do Paraná foi o tema do encontro realizado nesta quarta-feira (29) no auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias, reunindo líderes Quilombolas do Paraná,  ativistas que atuam em defesa da igualdade racial e órgãos federais, estaduais e municipal.

         O encontro foi promovido pela Assessoria Especial para Assuntos Fundiários do Governo do Estado, com a participação das Secretarias da Educação e da Especial de Relações com a Comunidade.
         “Essa reunião é o começo da organização e planejamento do governo do Estado para o desenvolvimento de um trabalho integrado, que resultará num atendimento mais rápido e eficaz às comunidades”, explicou Hamilton Sirigheli, assessor para assuntos fundiários do Governo do Paraná.
         As discussões tiveram como foco principal a questão fundiária e titulação de terras, mas também  foram levantadas propostas para políticas públicas. “O governador Beto Richa está atento à todas as necessidades fundamentais desses povos, como habitação, saúde, educação, agricultura, meio ambiente e divulgação da cultura. Por isso, a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade será o articulador com os outros órgãos de governo para uma atuação mais concreta, rápida e eficaz”, disse o secretário Quinteiro.
         Na busca da organização de políticas públicas, as Secretaria de Relações com a Comunidade – SERC, da Educação SEED, e o Ministério do Desenvolvimento Social promovem nos dias 2 e 3 de julho, o I Encontro Estadual das Federações das Comunidades Quilombolas do Paraná. E dos dias 4 a 6 de julho, o Seminário de Ações Integradas do Programa Brasil Quilombola.   



Postado por: Assessoria

terça-feira, 28 de junho de 2011

Richa anuncia investimentos de R$ 126 milhões para a educação



As 12 novas escolas dentro das Terras Indígenas são: a Escola Estadual Indígena Prof. SERGIO KRIGRIVAJA LUCAS (Faxinal),  a ARAJÚ PORÃ, (Itamarã), a VALDOMIRO TUPÃ PIRES DE LIMA e  PROF. CANDOCA TANHPRAG FIDÊNCIO, (Rio das Cobras), a ARANDU MIRI, (Rio D’Areia), a JOÃO KAVAGTÃN VERGÍLIO, (Apucaraninha), a  KÓKOJ TY HAN JÁ, (Mangueirinha), a SEGSÓ, (Palmas), a PINDOTY, (Ilha da Cotinga), a  CACIQUE KOFEJ, (São Jerônimo), a TEKO NEMOINGO, (Ocoy), a CACIQUE TRAJANO MREJ TAR, (Marrecas) e a ARANDU PYAHU da Terra Indígena Koeju Porá.
Na foto, Teodoro Alves Tupã, governador Beto Richa e Valdir José Kokoj.


ESCOLAS INDÍGENAS - Comunidades indígenas de 11 municípios do Paraná vão ter 12 novas escolas dentro das aldeias, sendo que cinco destas escolas já estão com obras em andamento. O investimento nos prédios será de R$ 13,1 milhões. As unidades terão capacidade para atender quatro mil alunos das comunidades Kaingang e Guarani e vão oferecer turmas do ensino fundamental e, em algumas, será disponibilizado o Ensino Médio.
As escolas serão construídas nos municípios de Diamante do Oeste, Espigão do Alto Iguaçu, Inácio Martins, Palmas, São Jerônimo da Serra, Tamarana, Mangueirinha, Cândido de Abreu, São Miguel do Iguaçu, Nova Laranjeiras e duas em Turvo.
Valdir José Kokoj, cacique da reserva Indígena Kaingang de Mangueirinha, disse que as escolas nas aldeias são um sonho de longa data. “No outro governo já achamos que iríamos receber, mas só agora conseguimos. Uma ação importante que ajuda nossa tribo a desenvolver e preservar a cultura. Várias aldeias não têm escolas de qualidade e os alunos estudam em casas velhas de madeira. Agora será diferente”, disse o cacique. 

Fonte: AE Notícias

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Maringá será sede da Convenção Estadual da Juventude do Paraná

         Os preparativos para a realização da Convenção Estadual da Juventude do Paraná estão bem adiantados. O secretário Especial de Relações com a Comunidade reuniu-se nesta segunda-feira (27), em Maringá, com o professor Igor Botelho Valques, prefeito do campus da UEM e com Ezeni Claro da Silva, diretora de manutenção da instituição para discutir e definir a organização da Convenção.
         Na reunião, que contou também com a participação do assessor estadual de políticas públicas para a juventude, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Givanildo da Silva e dos técnicos da área pedagógica da Coordenação para Educação das Relações Étnico Raciais (CERDE), da Secretaria da Educação, Denize Carvalho e Marcelo Lopes, foi definida a data da realização do evento. Ele acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2011, nas dependências da UEM.
         “Mais de 1500 estudantes da rede pública de ensino do Paraná  vão  unir-se aos alunos de Maringá, para transformar a primeira Convenção da Juventude num evento que marcará a cidade de Maringá” disse Quinteiro.


Postado por: Assessoria

Em curitiba no início do ano de 2011

Num bom momento onde estivemos juntos: o prefeito Silvio Barros; secretário Ricardo Barros; deputada Cida Borgueti; secretária Fernanda Richa; governador Beto Richa; minha esposa Neandra Vitaliano Quinteiro e eu.

domingo, 26 de junho de 2011

II COMINGÁ - aconteceu nessa semana em Maringá - a igreja para tarefa missionária

 Pastor Eliseu de Carvalho - presidente da OPEM


 Pastora Irene - Igreja Comunidade Evangêlica
 Pastor Jair Lara I IPR Maringá e Pastor Nilton Tuller - Molivi Maringá
 Apresentação
 Interior da Igreja Comunidade Evangêlica - Maringá
 Grupo de louvor

Ocorreu, em Maringá, na Igreja Comunidade Evangêlica de Maringá, a II COMINGÁ - conferência missionária da igreja de Maringá. Muitos pastores e membros da igreja evangêlica estiveram presentes. Além de pregações e louvores, avaliaram e restabeleceram compromisso missionário da igreja de Maringá com as nações. O presidente da Ordem dos Pastores de Maringá - OPEM - Pr. Eliseu de Carvalho abriu o evento. Estiveram presentes várias autoridades eclesiasticas e outras civis. O prefeito de Maringá, Silvio Barros, também esteve presente. Obrigado pelo convite da OPEM.

sábado, 25 de junho de 2011

Secretário Quinteiro propõe a criação de uma Associação Paranaense dos Capoeiristas


O secretário Wilson Quinteiro, propôs a criação de uma Associação Paranaense dos professores e mestre de capoeira. Esse pronunciamento foi feito durante o 3ª Etapa do Encontro Paranaense de Capoeira em Apucarana, que reuniu  capoeirista da Região do norte e do Vale do Ivai. O encontro foi no Colégio Estadual Nilo Cairo nos dias 3 e  4 deste mes.

Estiveram no evento cerca de 15 grupos de capoeirista e mais de 200 participantes entre pais de atletas, e acompanhantes das delegações.
Esse encontro reuniu grupos de capoeira das regiões de Londrina, Maringá, Engenheiro Beltrão, Campo Mourão, Cambé,  e Ibiporâ. São grupos que trabalham com alunos de escolas públicas e particulares contrapondo o segundo turno das aulas.
Os grupos de capoeira surgiram de uma necessidade em preservar uma cultura afro-brasileira, e a luta pela igualdade das raças, e com o tempo tornou-se um dos esportes mais  completo para o corpo e a mente. Não é só físico. Ele ajuda a criança ou os adultos que praticam na sua vida em geral.
“O objetivo do encontro na cidade surgiu da necessidade de expandir essa cultura na região uma vez que a cada dia mais alunos da rede de ensino de Apucarana procuram a capoeira  para seu próprio desenvolvimento. Disse o organizador do evento.” Professor Cristiano Escada.
“Abrindo as dependências do colégio Nilo Cairo estamos, contribuindo com aqueles que acreditam na mudança de uma cidade melhor, uma escola verdadeira, com uma consciência de vida, cultural  e de arte, trabalhando para a educação de nossos filhos.”disse o diretor do colégio Professor João Luiz Kalegari.
O grupo de capoeira de Apucarana, conta também com o apoio da câmara de vereador através do seu presidente Alcides Ramos, ex-aluno do colégio e sonhava ser vereador para pode ajudar os alunos a terem mais participação na comunidade.
O secretario Quinteiro, vem trabalhando juntos à capoeira da região há algum tempo. Na última audiência publica que o governo realizou em Maringá, ele levou o grupo de capoeira  do mestre Koringa o professor Aguinaldo Aparecido de Oliveira de Engenheiro Beltrão. Para o secretário Quinteiro,a relação humana das várias etnias culturais é uma da bases do crescimento motivacional e geral de um povo.”  O governo Beto Richa esta presente em todo o estado. Estamos levantando o que as comunidade precisam, através das audiências públicas,dos convênios com as universidades, mantendo relações internacionais,prestando atendimento dos povos indígenas, Quilombolas e tradicionais traçamos um perfil das necessidades de cada município , de cada região. Esse é o novo governo.” Disse o secretario Quinteiro.
Estavam presentes na passagem do secretário no encontro, os grupos: Geração Brasil Capoeira do mestre Escada. O Professor Cristiano Escada, leciona capoeira para 200 alunos das redes municipais estaduais e particulares de Apucarana. O professor Aparecido Reginaldo de Souza, mestre Cidinho, vem reunindo a 30 anos mais de 800 alunos dasrede publica e particular no seu grupo Geração Brasil entre Londrina, cambe e Ibiporâ. O professor Aguinaldo aparecido de Oliveira, mestre Koringa de Engenheiro Beltrão, vem  reunindo cerca de 800 alunos.
O secretário ainda visitou uma sala de aula com 50 participantes do curso de redação preparatória para o vestibular. As aulas são ministradas nos finais de semanas nas dependências do Colégio Nilo Cairo. São alunos do próprio colégio.


Postado por: Assessoria

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Quinteiro recebe reivindicações da etnia Kaingang


            O secretário de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro recebeu  ontem (22), o cacique da terra indígena Apucaraninha, Juscelino Vergílio, que estava acompanhado  do advogado Ivan Bridis, e dos líderes  Romão Zacarias, Natalino Marcolino, Silvia Zacarias, Maria Cândido Vergílio e  João Cândido.
Eles apresentaram a situação e as dificuldades da aldeia e pedem a atenção especial da Serc nas questões de saneamento, urbanismo e educação. O cacique Juscelino pediu ainda a construção de novas moradias. “Nossa população está em crescimento e há necessidade de construção de pelo menos 100 novas casas”, explicou Ivan Bridis.
Para a área da educação, Quinteiro sugeriu a confecção de material didático, como livros, vídeos e cartilhas, sobre a história da aldeia. “É importante que os indígenas conheçam sua história, cultura e crenças”, disse o secretário, que sugeriu parceria com editoras para a publicação do material didático.  
         O cacique Juscelino relatou que a Sanepar já fez o diagnóstico das condições domiciliares de saneamento básico da aldeia e já está elaborando o projeto. “A grande maioria das aldeias precisam de medidas urgentes para a sua melhoria, e o governo do Estado está atento às necessidades desses povos. A Serc vai acompanhar o desenvolvimento do projeto”, falou Quinteiro.
          “Nosso objetivo é dar todo apoio aos povos indígenas, seja na  sua subsistência através da agricultura, ou na área cultural e educacional, facilitando o acesso do índio ao ensino médio e superior”, disse o secretário Wilson Quinteiro.

Postado por: Assessoria

terça-feira, 21 de junho de 2011

Quilombola preso em Antonina terá assistência judicial pela SERC


        A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade recebeu a informação de que o pedido de liberdade provisória do quilombola preso em Antonina, sob acusação de ter abatido um macaco, foi negado pelo juiz da comarca. O preso é membro da Comunidade de Remanescentes de Quilombos de Batuva, certificado pela Fundação Cultural Palmares, no município de Guaraqueçaba.          
         O secretário Wilson Quinteiro, que também é advogado, entende que ele tem direito de responder a acusação em liberdade, por ser primário, ter bons antecedentes,  residência fixa e ocupação lícita. “Trata-se de uma circunstância cultural e para melhor assisti-lo, pedimos aos advogados, voluntários, Melissa Abramovici Piloto e Alvaro Cassetari, para que em nome da cidadania e dos direitos constitucionais, impetrem habeas corpus, com pedido de liminar junto ao Tribunal de Justiça do Paraná,  para que o liberem imediatamente”, explica Quinteiro.
         A existência da flora e da fauna nesse território é historicamente preservada pela comunidade quilombola e sua subsistência é fundamentada na economia familiar e no respeito aos ciclos da natureza.
         As Comunidades Quilombolas estão desassistidas e excluídas das políticas públicas de governo. “Por isso, o governo Beto Richa, através da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade está procurando integrá-los nas políticas públicas de maneira sustentável e que leve em conta a questão cultural e racial”, disse Quinteiro.
         Na busca da organização de políticas públicas, a Secretaria de Relações com a Comunidade - SERC; da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social promoverão nos dias 2 e 3 de julho, o I Encontro Estadual das Federações das Comunidades Quilombolas do Paraná. E dos dias 4 a 6 de julho, o Seminário de Ações Integradas do Programa Brasil Quilombola.     

Postado por: Assessoria

Quinteiro recebe minuta de Decreto para regulamentação dos povos ciganos


         O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, recebeu na manhã de hoje (21), em seu gabinete, as minutas do Decreto para a regulamentação dos Povos Tradicionais Ciganos e, da Resolução para assegurar vagas para serem disputadas entre os ciganos, nas Universidades Estaduais.
         Os documentos foram entregues por   Tatiane Iovanovitchi, membro do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, pelo coordenador do CERDE/SEED, Adir Simão de Souza e pela técnica pedagógica da mesma secretaria  Denize Carvalho.
         No início deste mês, a mesma equipe reuniu-se com o secretário Quinteiro fazendo essas e outras reivindicações, como acesso à saúde e emissão de documentos. O Decreto vai receber alguns acréscimos no artigo que trata dos instrumentos da política de apoio às comunidades ciganas.
          “Sugerimos  acrescentar três  parágrafos: mecanismos de registro, cidadania e trabalho,economia solidária e cooperativas” disse o secretário. Na minuta da Resolução, em vez de cotas asseguradas, serão pedidas cotas suplementares às universidades e o atestado de veracidade para a etnia cigana será o idioma.
         Após as alterações, as minutas serão encaminhadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia e à Secretaria da Educação para sugestões e aprovação. “Queremos agilizar o trâmite para podermos encaminhar o quanto antes ao governador Beto Richa para aprovação”, disse Quinteiro.
         Tatiana Iovanovitchi pediu a intermediação da Serc junto às prefeituras,   na autorização para uso dos espaços públicos, como as praças, para divulgação da cultura cigana nos municípios. Quinteiro comunicou que vai inserir os grupos culturais ciganos e indígenas nos eventos do Paraná em Ação.  
         No mesmo grupo estava a produtora cultural, Karla de Oliveira, que apresentou o roteiro de uma curta metragem digital escrito por ela. "A história apresenta ao grande público, alguns aspectos da cultura cigana”, explicou Karla. O filme conta a história de uma cigana solitária que tem o dom de fazer perfumes personalizados. O projeto já tem parte dos recursos liberados pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura.
         Quinteiro recebeu o projeto e prometeu encaminhar a diversas entidades para captar o restante dos recursos. “A cultura cigana é muito rica e ainda desconhecida da maioria do povo paranaense e brasileiro. Vamos ajudar a difundir, até para melhor entendê-los e não discriminá-los”, disse o secretário.
         Participaram também da reunião, Rafael Bremm, da Associação de Preservação da Cultura Cigana de Curitiba e as assessoria da Serc, Andréa Gouveia, Cristina de Andrade e Souza e Joelma Muniz de Santana. 


 Postado por: Assessoria

domingo, 19 de junho de 2011

Recordando: novo tempo! Beto Richa governador - dia da posse.





Em Recife com alguns famosos!

                               Lula e Obama
                                  Miguel Arraes

Pra rir, com alguns famosos do meio político, no Recife, PE.

Domingo, no almoço, no Clube Olímpico! Rede 100%, Projeto Vida! em Maringá

                                        Minhas amigas, na entrada do evento
                                          Julio Tófolo, pres. da Rede 100% - Depòsito Miosótis
                                         Meu amigo Osmar Tófolo
                                         Diretores do Projeto Vida - pres. Pr. Januário(primeiro à direita)

Wilson Quinteiro e Edith Dias (Secretária de Educação de Maringá)






Estive hoje, domingo, no horário do almoço, no clube olímpico, em Maringá, num evento excelente da Rede 100% de materias de construção em prol do Projeto Vida(recuperação de dependentes químicos). O pr. Januário é quem coordena o projeto. Estive com vários amigos em especial com o sr. Osmar Tófolo, dentre outros. Desejo sucesso e contem sempre comigo.